Nota de imprensa de 17/02/2008

Mais de
meio milhar de pessoas protesta em Odivelas


Marcha Pela Saúde 
sério aviso ao Governo.

Mais de cinco centenas de pessoas
juntaram-se na tarde de Sábado  para
mostrarem ao Governo o seu descontentamento pelas deploráveis condições em que
são prestados os cuidados de saúde no Concelho de Odivelas.

A Saúde é um Direito, sem ela nada feito!

Sócrates escuta, Odivelas está em Luta!

Estas foram as palavras de
ordem mais ouvidas durante a Marcha pela Saúde que decorreu no passado Sábado.

Mais de cinco centenas de pessoas, vindas de todas as Freguesias do Concelho, desfilaram pelas ruas de Odivelas exigindo do Governo os prometidos e tão necessários Centros de Saúde.

 

A falta de médicos de família, de enfermeiros, de técnicos de cuidados continuados, de meios auxiliares de diagnóstico, fazem também parte das razões que levaram a CDU, no Concelho de Odivelas, a convocar esta acção de protesto e reinvindicação.

 

Jerónimo de Sousa, convidado para esta iniciativa, afirmaria no final , “hoje, passados quase três anos desde que o actual Governo PS tomou posse, podemos afirmar que se há sector da vida nacional que se destaca, quer pela sua importância na vida dos portugueses, quer pela insatisfação que lhe cria devido às condições cada vez mais difíceis de acesso, esse sector é sem dúvida o da saúde”.

A primeira intervenção coube a Maria da Luz Nogueira, vereadora da CDU na Câmara Municipal de Odivelas, que respondendo às reacções dos responsáveis locais do PS e do PSD pela área da Saúde, afirmou: Como se explica que a nível local tanto o PS como o PSD se digam muito preocupados com a situação dos Centros de Saúde, mas esses mesmos partidos, onde têm capacidade para propor e aprovar medidas concretas para resolver os problemas, não só não propõem como votam contra as propostas apresentadas nesse sentido”.

 

Antes das duas intervenções teve lugar um momento “solene”, com a inauguração simbólica do novo Centro de Saúde de Odivelas, há uma década previsto para o local onde terminou a Marcha pela Saúde, cerimónia presidida pelo Sr. Eng. José Pinóquio (na foto).

 

A Marcha pela Saúde terminou com a garantia de que a luta pelas justas reinvidicações da população do Concelho de Odivelas não irá parar e com o apelo à participação na Marcha pela Liberdade e Democracia a realizar no próximo dia 1 de Março em Lisboa.

 

 

 

17/Fev/08

Gabinete de Imprensa