Na última reunião de CMO, de 24 de Fevereiro de 2021 foram aprovados importantes investimentos, nomeadamente a substituição de condutas em Famões, a construção do Reservatório dos Pedernais e a aquisição de sete viaturas pesadas para recolha de resíduos sólidos.
São cerca de três milhões e setecentos mil euros com impacto direto no nosso concelho.
Não obstante as dificuldades com que os SIMAR se deparam desde há vários anos para cá, tendo em conta o agravamento do preço da água que é cobrado pela EPAL, bem como o exponencial aumento das taxas cobradas, quer pela recolha e tratamento de efluente e pelo tratamento de resíduos urbanos, agravamento esse, diga-se, que nunca foi repercutido na fatura dos seus clientes.
Um estudo divulgado recentemente pela DECO – Associação de Defesa do Consumidor demonstra que a gestão privada dos serviços de distribuição de água, saneamento e resíduos resultam em tarifas mais altas às populações. Dos dez municípios onde o preço é mais alto, todos tem uma solução de concessão a privados.
É nestes momentos, que reafirmamos que vale sempre a pena lutar, e neste caso concreto, que valeu a pena lutar em defesa dos SIMAR na esfera pública. Este momento comprova que aqueles que em vários momentos atacaram os SIMAR, sempre com o objectivo de privatizar este serviço público essencial às populações, estavam errados.
A CDU saúda estes investimentos tão importantes para a melhoria do serviço que é prestado à população. Um serviço que se pretende ser público, gerido por uma entidade pública e que dê resposta às necessidades do nosso concelho.
Odivelas, 26 de fevereiro 2021
O Gabinete de Imprensa
Clique aqui para conhecer o texto integral da declaração de voto apresentada