Os vereadores da CDU realizaram, durante o período de verão, algumas visitas ao Pinhal da Paiã, com o objectivo de identificar um conjunto de problemas relacionados com a conservação dos equipamentos, a falta de limpeza e a ausência de um plano adequado de arborização que potencie este importante património natural e o coloque ao serviço de toda a população do concelho de Odivelas.
É possível, através de registos fotográficos efectuados, verificar algumas destas situações , das quais destacamos:
1º Uma vasta área sem arborização, inundada de caniços e matagal, de que são exemplo os limites do Pinhal com o bairro de Sto Eloy, o bairro do Casal do Rato e a Avenida da Liberdade até às instalações dos Bombeiros Voluntários da Pontinha.
2º Uma área em que o Pinhal se está a regenerar lentamente, sem qualquer intervenção humana, em que se observam pequenos pinheiros em crescimento junto dos pinheiros adultos e um conjunto de novas Oliveiras. Ao mesmo tempo, crescem vegetação e árvores no meio da zona não arborizada do Pinhal.
3º A área mais conhecida e frequentada, onde está localizada a zona de merendas e onde se realizam actividades de arborismo, que integra os cerca de 17 hectares do Pinhal da Paiã concessionado pela CMO à empresa Adventure Park desde 2011.
Para a CDU, esta concessão não serve, nem defende o Pinhal da Paiã!