Limpeza das linhas de água do concelho – 26/04/2007

DECLARAÇÃO POLÍTICA DOS VEREADORES DA CDU

Limpeza das linhas de água do concelho

Os vereadores da CDU, nas visitas que têm efectuado às freguesias do nosso concelho, têm constatado que a maior parte das linhas de água, algumas delas muito importantes para o escoamento das águas pluviais, se encontram cheias de lixos e de vegetação, o que constitui um sério obstáculo à passagem das águas.

Todos nós reconhecemos a importância que as linhas de água têm para o concelho de Odivelas e a importância da sua limpeza. Todos nós conhecemos os traumas que ainda existem em muitos Odivelenses que ainda não esqueceram as mortes e os danos materiais provocados pelas cheias. Também nós não devemos esquecer e tudo devemos fazer para que essa tragédia não volte a ocorrer.

As dificuldades financeiras não isentam a Câmara da responsabilidade de tudo fazer para garantir a segurança das populações do nosso concelho.

A experiência já nos ensinou que, em colaboração e solidariedade com as Juntas de freguesia, muito se pode fazer gastando menos dinheiro.

Perante o exposto, entendemos que é urgente o estabelecimento do diálogo sobre este assunto entre a Câmara e as Juntas de freguesia para que, em conjunto, seja feita uma análise séria desta situação e se definam quais as linhas de água prioritárias a limpar e sejam encontradas soluções conjuntas exequíveis.

Estamos convencidos de que, se estas acções estiverem dentro das capacidades das Juntas de freguesia, elas colaborarão. Não se furtarão a realizá-las. É evidente que neste caso a Câmara terá de transferir alguns meios mas certamente muito menos do que os que gastaria com empresas privadas. As Juntas de freguesia sabem bem os perigos que as suas populações correm se não for feita a limpeza das suas linhas de água. Mas também não temos dúvidas de que só em diálogo se poderá realizar esta colaboração.

Foi sempre muito grande a nossa preocupação quanto à falta de limpeza das linhas de água. Prometemos à população lutar por ela. Aqui estamos de novo a colocá-la neste executivo e a defender o diálogo imediato com as Juntas de freguesia que bem pode ser uma boa parte da solução deste problema. A segurança das populações do concelho e de grande parte do seu património passa pela limpeza das linhas de água e pela desobstrução das margens de segurança.

Odivelas, 26 de Abril de 2007

Os vereadores da CDU