Com o objectivo de acompanhar a abertura do ano lectivo, estivemos na escola básica do 1º ciclo/JI Maria Lamas. Fomos recebidos pela associação de pais e pela coordenadora da escola.
Das várias questões que foram colocadas na visita/reunião, algumas são de sublinhar pela importância que têm no quotidiano quer das crianças quer da escola.
A população desta escola encontra-se maioritariamente no 1º e 2º escalão de apoio, tendo recursos sócio económicos muito baixos, acrescendo a esta situação o facto desta ser a escola receptora das crianças residentes no CAT Rainha Santa Isabel, o que do ponto de vista sociopedagógico exige um acompanhamento diferenciado e de existirem situações de alguma gravidade disciplinar e vários alunos com necessidades educativas especiais.
Esta escola padece do mesmo mal da maioria das escolas do concelho, a falta de pessoal. Também tem um problema de espaço, no que se refere ao recreio coberto que é muito reduzido e à sala da Componente de Apoio à Família (CAF).
Esta sala tem um espaço exíguo para o número de crianças que por lá passam todos os dias.
Quando lá estivemos estavam umas 25 crianças sentadas num canto e sem poderem fazer praticamente nenhuma actividade, pois não tinham muito espaço para se mexerem. Por exemplo, no Pré-escolar das IPSS o espaço mínimo legal por criança são 2,5 m2, aquela sala deve ter aproximadamente 20 m2, não tem mais do que isso e relembramos que na maioria dos casos as
crianças do 1º ciclo passam lá entre 3 a 4 horas por dia e as do pré-escolar 3 a 5 horas diárias.
A coordenadora da escola mostrou-nos uma sala que diz poder servir de alternativa para o serviço de CAF, é uma sala maior mas que precisa de obras, que a escola diz que faz desde que a CMO autorize. É de facto um espaço que aumentaria a possibilidade de actividades em CAF, o espaço onde as crianças estão apesar de bem cuidado é mesmo muito pequeno e elas não se conseguem mexer lá dentro.
Outro problema com que a escola se depara tem a ver com a degradação dos brinquedos exteriores destinados quer ao pré-escolar quer ao 1ºciclo. Estes equipamentos sofrem de falta de manutenção e abandono, tendo tábuas soltas e faltando-lhes algumas partes, o que põe em perigo as crianças.
Há ainda as questões da alimentação e do serviço de refeitório mas isso já colocámos inicialmente.
Odivelas, 26 de Outubro de 2010
Os Vereadores da CDU
Ilídio Ferreira
Rui Francisco
22.ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas