Intervenção de Ilídio Ferreira em 23/06/2005

Intervenção de Ilídio Ferreira na Apresentação Pública dos Candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, no Jardim do Convento de Odivelas.

Caros Camaradas, elementos do Partido Ecologista Os Verdes, da Intervenção Democrática, Amigos Independentes e apoiantes da CDU:

A todos, o nosso muito obrigado por estarem presentes nesta realização, nesta cerimónia de tornarmos públicos todos os elementos que fazem parte das listas CDU para a Câmara e para a Assembleia Municipal.

Camaradas e Amigos,

Há 7 longos anos que o Concelho de Odivelas tem sido gerido pelo PS, com o apoio conivente do PSD. Quais foram os resultados desta gestão?

– o endividamento da Câmara perante a banca e perante os seus fornecedores, a quem a Câmara não paga os seus compromissos;

– a criação de cargos (Odivelcultur, por exemplo) e o preenchimento de cargos para satisfazer os seus compromissos de clientela;

– a aprovação da urbanização desenfreada, sem qualquer preocupação com a qualidade de vida da população do Concelho, tanto dos novos como dos antigos moradores;

Foram 7 anos de oportunidades perdidas.

O PS enfrenta hoje grandes dificuldades:

– por um lado, sabe-se bem, dentro do PS, que a sua gestão ruinosa levou a uma situação financeira da Câmara tão grave que não são possíveis quaisquer promessas honestas de melhoria das condições de vida no Concelho a curto prazo;

– por outro lado, o choque das clientelas dentro do PS traduz-se numa luta feroz pela ocupação de lugares que possam trazer benefícios pessoais. Só que os tachos não chegam para todos. E a clientela é muito grande!

Podem crer que, se tivessem feito um bom trabalho, não estariam agora com os problemas que têm.

Quanto ao PSD, quer parecer como partido da “oposição” à situação actual, tentando fazer esquecer que sempre foi apoiante activo do PS na aprovação de medidas ruinosas, contra os votos da CDU, e sempre votou ao lado do PS contra as propostas construtivas da CDU, tanto na Câmara, como na Assembleia Municipal.

Quem ajudou a aprovar a criação da Odivelcultur e ocupou de imediato o lugar de presidente do seu conselho de administração? Não foi o PSD, na pessoa de Fernando Ferreira, actual candidato do PSD à Câmara? O mesmo candidato que se propõe agora emagrecer a Câmara, de que modo? Através de despedimentos?

Recordam-se da acção de protesto que a CDU promoveu em conjunto com a população para impedir que a Quinta da Memória fosse praticamente ocupada totalmente com edifícios? Recordam-se da nossa exigência de que ali fosse feito um grande jardim? Vem agora o Sr. Fernando Ferreira falar na construção de um parque urbano. Porque não aproveitou a oportunidade de aprovar a proposta da CDU e se pôs ao lado do PS na intenção de cimentizar a Quinta da Memória?

Quando a CDU apresentou uma proposta para redução do IMI, o PSD e o PS nem sequer admitiram discutir tal proposta. Mas o PSD vem agora prometer que vai baixar esse imposto, porque agora já tem elementos para o fazer. O PSD promete isto agora porque estamos próximos das eleições e julga que o povo não tem memória.

Quem embandeirou em arco com a chegada do metro a Odivelas, sem se preocupar em assegurar a resolução dos problemas que se iriam pôr à população? Foi o PS e o PSD.

Os protestos da população que viu dificultados os acessos a Lisboa por causa da eliminação das carreiras da Carris foram muito justamente centralizados pela Comissão de Utentes dos Transportes do Concelho de Odivelas, a quem saudamos pela intensa luta feita e pelos resultados obtidos. A CDU sempre apoiou este movimento, cujo porta-voz tem sido o nosso camarada José Moreira, actual candidato à Junta de Freguesia de Odivelas.
O PSD vem prometer agora a realização de obras com que nunca se preocupou quando fez parte do executivo da Câmara. Quem é que pode acreditar nisso?

O que é facto é que, sem o apoio do PSD, o PS não teria levado a situação financeira do município a este descalabro.

De forma bem diferente, a CDU continua com a sua política de coerência, com as posições que sempre adoptou, quer na Câmara, quer na Assembleia Municipal, defendendo o interesse da população do Concelho.

“Trabalho, Honestidade, Competência”, é este, uma vez mais e como sempre, o lema da CDU. E mantemos este lema! A população reconhece o nosso trabalho, a nossa dedicação, a nossa honestidade e a nossa competência. Estas características são traços inequívocos de quem faz parte das listas da CDU.

Como cabeça da lista da CDU para a Câmara de Odivelas, orgulho-me de fazer parte de uma equipa de qualidade, de competência e com vontade de trabalhar, formada por pessoas com experiência em áreas tão diversas e importantes como a saúde, a acção social, a educação, o desporto e a defesa do ambiente, para mencionar apenas algumas.

Esta equipa já se encontra a trabalhar há bastante tempo. No contacto com a população das diversas freguesias do Concelho, na recolha junto da população de informações relativas aos seus problemas principais. Na constituição de grupos de trabalho que se debruçaram sobre problemas do maior interesse para a população do nosso Concelho. Na produção de documentos preciosos que muito nos ajudarão, na gestão da Câmara de Odivelas, a implementar uma política realista para satisfação das necessidades e anseios da população do Concelho.

Só há um ponto em que estamos todos de acordo: a situação financeira da Câmara é mesmo grave. Mas isso já nós sabíamos que ia acontecer:

Quem votou a favor do gravoso empréstimo à banca de cerca de 5 milhões de contos para fazer não se sabe o quê? Foi o PS e o PSD. Quem ergueu a voz denunciando os perigos desse empréstimo? Foi a CDU.

O problema, neste momento, é que não se sabe ao certo até que ponto chegou o descalabro financeiro da Câmara. Temos que conhecer com muita clareza a actual situação financeira da Câmara. O povo tem que conhecer o estado em que se encontram as finanças do seu Município.

A CDU apresenta-se à população com o propósito de gerir bem os dinheiros públicos. E propõe-se fazer obra.

É imperioso:

– construir um edifício para instalar os serviços, agora dispersos por inúmeros locais;

– reorganizar os serviços da Câmara, torná-los eficazes e colocá-los ao serviço da população; os processos não podem arrastar-se pelas secretárias, sem resolução, tempos sem fim, dando azo à cunha, ao compadrio e até à tentação de corrupção;

– impedir a continuação da proliferação desenfreada do cimento: suspender a aprovação de novas urbanizações até à aprovação do novo PDM;

– pagar a quem se deve e tornar a Câmara numa pessoa de bem;

– tornar transparente o processo de legalização dos prédios dos bairros de génese ilegal; não é admissível levantarem-se dificuldades artificiais;

– promover uma melhor qualidade de vida no Concelho, investindo no ambiente: é necessário limpar as linhas de água; é necessário construir um parque urbano no Concelho e também zonas de estar e lazer nas diversas freguesias;

– reforçar a rede pré-escolar do Concelho;

– exigir do Poder Central a construção dos Centros de Saúde indispensáveis para a população; colaborar na melhoria do apoio domiciliário aos idosos;

– exigir do Governo o aumento do número de esquadras de polícia, e o reforço dos efectivos policiais para garantia duma melhor segurança.

As medidas para os primeiros 180 dias já são públicas. Serão para cumprir!

Com a CDU, a Câmara mudará de rumo; passará a servir exclusivamente a população do Concelho, com os trabalhadores do município motivados e respeitados.

As relações da Câmara com as Juntas de Freguesia serão estreitas, tendo sempre em atenção os interesses das populações. A Câmara manterá um diálogo permanente com o Poder Local das freguesias, como um princípio fundamental da CDU no seu trabalho diário.

Pondo em prática o espírito e as potencialidades do Poder Local, no trabalho conjunto com as freguesias e com a população, faremos de Odivelas um Concelho melhor.

COM A POPULAÇÃO, MELHOR CONCELHO DE ODIVELAS

23 de Junho de 2005