Declaração política – A Saúde em Odivelas

A CDU na Câmara de Odivelas tem interpelado o executivo PS/PSD a propósito das promessas não cumpridas de melhoria das condições de saúde na Cidade e no Concelho de Odivelas.
 
A maioria PS/PSD que gere a Câmara de Odivelas decidiu retirar do Orçamento municipal as verbas destinadas ao arranjo dos espaços exteriores dos novos centros de saúde que prometeram construir nas freguesias de Odivelas e Póvoa de Stº Adrião, com a justificação de que estes não seriam concluídos durante este ano. Esta decisão vem confirmar, uma vez mais, as nossas fundadas preocupações e os nossos piores receios sobre a concretização destes tão necessários e urgentes equipamentos de saúde no Concelho.
 
Depois das muitas promessas por cumprir, das expectativas que, há mais de uma década, tem vindo a ser alimentadas pelos sucessivos governos nacionais e locais, dos contratos-programa assinados e das garantias de construção de 4 novos centros de saúde em Odivelas convenientemente anunciados em vésperas de eleições autárquicas, o filme repete-se uma vez mais, tal como se repete o intolerável desrespeito pelas necessidades e direitos da população e o acesso aos cuidados de saúde em Odivelas continua a agravar-se.
 
Na Ramada e na Póvoa de Stº Adrião, vedaram os terrenos mas, muitos meses passados, absolutamente mais nada foi feito.
 
Como se não bastasse as condições degradantes em que se encontra a prestação dos cuidados de saúde em Odivelas, onde mais de um terço dos utentes não tem médico de família e foram extintas todas as especialidades, como a pediatria ou a ginecologia, com o encerramento da Maternidade Magalhães Coutinho, em Lisboa, muitas das mulheres que pretendem aceder às consultas de obstetrícia ou realizar os seus partos têm de se deslocar ao Hospital Fernando Fonseca (Amadora – Sintra) na Amadora.
 
Na Freguesia de Odivelas e de acordo com as informações prestadas pela Vereadora com o pelouro da Saúde, o diploma que criaria as respectivas unidades de saúde familiares, ficou na gaveta, por assinar.
Esta actuação do Governo PS, com a total cumplicidade de quem gere a Câmara Municipal, é profundamente lesiva dos interesses do Concelho e merece, por parte da CDU, a nossa total reprovação e o nosso protesto. Do novo Governo PSD/CDS são assustadores os anúncios de ataque ao Serviço Nacional de Saúde.
 
Também sobre esta matéria e ao contrário do que se afirmou antes das eleições, o comportamento do PSD e da Junta de Freguesia de Odivelas é de absoluto silêncio, é confrangedor ver os cuidados de saúde a degradaram-se de dia para dia em Odivelas e para o PS e para o PSD é como se nada estivesse a acontecer.
 
A saúde em Odivelas é uma prioridade e tem vindo progressivamente a agravar-se e a justificar muitas e justas manifestações de denúncia e reivindicação por parte da população.
 
A CDU considera inaceitável a situação a que chegou a prestação dos cuidados de saúde em Odivelas e a cumplicidade do executivo municipal PS/PSD.
 
A CDU continuará a sua luta e protesto pelo direito à prestação de serviços de saúde dignos e pela construção dos prometidos Centros de Saúde no Concelho de Odivelas.
 
A população de Odivelas poderá continuar a contar com a solidariedade da CDU e o seu apoio nas justas manifestações por melhores condições de saúde no Concelho de Odivelas.
 
 
 Odivelas, 28 de Junho de 2011
 
Os eleitos da CDU na
Assembleia de Freguesia de Odivelas
 
7ª Sessão Ordinária – 28 de Junho 2011