O Cemitério de Odivelas em Ruptura

Apesar do Cemitério se encontrar em ruptura, o PS nunca levou este grave problema à reunião de Câmara, e nunca foi
apresentado qualquer projecto de ampliação do actual cemitério ou da
construção de um novo para o Concelho de Odivelas. Pior, nunca foram
dados sinais de um novo cemitério ou ampliação do actual, ser uma
prioridade do PS e do PSD, as forças políticas que gerem a Câmara.

O CEMITÉRIO DE ODIVELAS EM RUPTURA

O PS É O GRANDE RESPONSÁVEL PELA SITUAÇÃO A QUE SE CHEGOU

O PS nunca levou este grave problema à reunião de Câmara, e nunca foi apresentado qualquer projecto de ampliação do actual cemitério ou da construção de um novo para o Concelho de Odivelas. Pior, nunca foram dados sinais de um novo cemitério ou ampliação do actual, ser uma prioridade do PS e do PSD, as forças políticas que gerem a Câmara.

Das comunicações agora recebidas da Presidente da Câmara e Junta de Odivelas pode inferir-se que há neste processo motivações estranhas à essência da resolução deste grave problema.

Deve ficar claro que a CDU exige muita responsabilidade no tratamento deste assunto e não é justo que um assunto tão grave seja utilizado por estas entidades como arma de arremesso entre si.

A CDU, não pode deixar de responsabilizar o PS pela rotura a que chegou o cemitério de Odivelas, pois está há mais de uma década a gerir a Junta de Freguesia e há nove anos a gerir a Câmara Municipal de Odivelas.

Esta situação era previsível que ocorresse. O aumento urbanístico ocorrido no concelho provocou um aumento galopante da população facto que tinha de produzir esta situação. Agora é a rotura do cemitério, nas escolas já estamos há muito tempo em duplo, a saúde está também em rotura completa, outras roturas surgirão.

Lamentavelmente é assim quando não há planeamento, quando não há uma boa gestão de meios e quando não há investimentos selectivos, adequados ao aumento populacional, como acontece em Odivelas.

Os nossos alertas, os nossos protestos, as nossas posições quer na Câmara, quer na Assembleia Municipal, quer ainda na Comissão Instaladora, foram sempre no sentido de alertar para os perigos que estavam a ser produzidos pelo crescimento urbanístico exagerado. Cimento por tudo quanto é sítio, sem que ao mesmo tempo se construíssem as infraestrutura, os equipamentos de uso colectivo, sociais, de estar e lazer, compatíveis com esse crescimento, logicamente conduziria a roturas nos poucos equipamentos de uso colectivo existentes.

A problemática que envolve o actual cemitério, a sua ampliação e a construção de um novo cemitério para o Concelho, deve ser considerada uma primeira prioridade deste executivo, pois ele serve cerca de 80% da nossa população, com agravante dos outros cemitérios que existem, um na Póvoa de Sto. Adrião e outro em Caneças, estarem também com problemas de capacidade. A obra de ampliação deve ser de imediato iniciada e a construção de novo cemitério, deve ser também de imediato projectada e seguidamente planeada a sua construção.

A gestão panfletária, em que tudo serve para fotografias aos molhos, não resolve os problemas importantes da população. Este empreendimento não dá fotografias, mas é muito importante. A população tem direito de ver cumpridas as promessas eleitorais feitas. Esta foi uma promessa feita pelo PS.

Para terminar temos que referir não ser justo nem verdadeiro dizer que a gestão camarária do PS/PSD não estava bem informada do que se passara com o Cemitério de Odivelas,

Lembramos:

Em 19.01.2001 A CDU fez um comunicado dirigido à população a denunciar a hipótese de rotura se o cemitério de Odivelas não fosse ampliado.

Em 23.01.2001 O vogal da CDU, Francisco Pereira, na Comissão Instaladora, informou o Executivo da situação existente defendendo a construção de um novo Cemitério.

Em 24.01.2001 A CDU fez uma nota à imprensa sobre este assunto, fazendo igual defesa.

Em 01.02.2001 O Presidente da Comissão Instaladora, Dr. Manuel Varges do PS, declarou para a imprensa que o processo para a construção do novo cemitério estava em curso.

Em 09.12.2002 A CDU na Câmara voltou a referir como necessária a construção do novo cemitério municipal para ultrapassar as cada vez mais graves dificuldades…”

Em 12.06.2003 Os vereadores da CDU fizeram uma declaração de voto onde referem “mantemos as nossas reservas e o nosso entendimento quanto ao adiamento… da construção de um novo cemitério. Em 26.06.2003, na Assembleia Municipal, a CDU fez igual declaração.

Em 09.12.2003 Os vereadores da CDU fizeram a defesa do arranque do novo cemitério de Odivelas. Em 18.12.2003, a CDU na Assembleia Municipal fez idêntica intervenção.

Em 06.12.2004, os vereadores da CDU defenderam de novo a construção do cemitério de Odivelas. Em 16.12.2004, a CDU na Assembleia Municipal fez idêntica intervenção.

Em 11.04.2006, já neste mandato, os vereadores defenderam que o orçamento contemplasse verbas para a Construção do novo Cemitério Municipal de Odivelas.

Em 20.04.2006, na Assembleia Municipal, os deputados da CDU igualmente defenderam que fossem orçamentadas verbas para este efeito.

Está claro que o PS não honra os seus compromissos eleitorais.

Está claro que o PS não tem uma estratégia para o concelho.

Está claro que o PS e a sua coligação com o PSD na Câmara, revelam uma cada vez maior incapacidade para resolver os problemas da população de Odivelas.

A CDU levantará amanhã, uma vez mais este problema na sessão de Câmara e exigirá ao PS sentido de responsabilidade na resolução rápida desta grave situação.

30 de Outubro de 2007

A CDU – Odivelas