Metro de Superfície dá Propaganda e Show off em Odivelas

odivelas.jpg

A Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, face à nossa proposta de adiamento do ponto da ordem de trabalhos que visava a aprovação de uma proposta de implantação do metro ligeiro de superfície no concelho de Odivelas, decidiu retirar o ponto da ordem de trabalhos para ser discutido numa próxima reunião. A proposta apresentada para a adiada discussão, mais não é do que um mero enunciado de princípios e intenções, mal instruído, sem os elementos essenciais a uma decisão fundamentada e que, manifestamente, serve apenas objectivos eleitoralistas bem evidentes. O calendário engendrado e a pressa na apresentação da proposta bem o comprovam.

Remete-se a informação para anexos que não foram apresentados à Câmara e para a planta com o traçado proposto que não consta do processo, impossibilitando-nos a devida análise deste elemento determinante e estruturante do projecto;

Não é dada qualquer informação sobre os valores em causa para a construção e exploração do sistema, nem apresentado qualquer calendário de execução previsto, para nenhuma das fases;

Em suma, esta proposta é uma “mão cheia de nada”, onde apenas o que fica inequivocamente expresso e assumido é a total desresponsabilização do Estado, seja através da AMTL, seja do Metro ou da CP, que assim ficam desonerados de qualquer encargo com a construção ou a exploração desta linha.

Fica assim transferida e assumida essa responsabilidade, em exclusivo, para os municípios envolvidos, e dependente das já famosas parcerias público-privadas.

Também nesta área, cabendo ao Estado assegurar as necessárias e adequadas condições para a prestação de um serviço público de qualidade em área tão importante como a dos transportes públicos, se entrega essa responsabilidade à gula dos interesses privados, com as consequências negativas para as populações que sobejamente se conhecem.

Não concordamos com a aceitação destas condições, altamente penalizadoras para o município e que, à semelhança de outras que têm vindo a ser assumidas pelo PS/PSD nesta câmara, hipotecam e comprometem gravemente o futuro deste concelho.

Mas, claro está, permitirão ao PS e a curto prazo, fazer mais show-off, mais cartazes, mais propaganda, que é claramente o que neste momento verdadeiramente o motiva.

Curioso é o facto de estar agendada para amanhã a assinatura do protocolo de uma proposta que, afinal, não está aprovada!

Mais um show-off…


Odivelas, 29 de Julho de 2009


Gabinete de Imprensa