O pavilhão do Ginásio Clube de Odivelas encheu-se de apoiantes da CDU para o jantar que contou com a participação de Jerónimo de Sousa. De todo o concelho vieram mais de 450 pessoas – candidatos, activistas e apoiantes da coligação – demonstrar a sua determinação e a sua confiança num bom resultado no próximo domingo e, porque não, na conquista da maioria na Câmara Municipal. Em 2005, a CDU ficou a escassos 2 mil votos do PS e tem tantos vereadores eleitos como esse partido. |
Numa vigorosa intervenção, Ilídio Ferreira, actual vereador e primeiro candidato da CDU à Câmara, o trabalho dos vereadores eleitos pela coligação «fez a diferença» neste mandato e é reconhecido por cada vez mais gente. Foram estes eleitos que denunciaram medidas lesivas dos interesses populares que PS e PSD pretendiam cozinhar em segredo. Também o trabalho realizado pelos eleitos da CDU nas freguesias de Caneças e Ramada é um poderoso «trunfo» da coligação para as eleições de domingo.
Se a lista do PS é «mais do mesmo», o candidato da coligação PSD-PP, o jornalista Hernâni Carvalho, «parece não querer assumir o partido pelo qual concorre». Seguramente, adiantou o candidato, para não ficar ligado aos seus vereadores que «aprovaram tudo o que Susana Amador (a presidente da autarquia) lhes pôs à frente». O PSD ajudou o PS, acusou o candidato, lembrando, porém, que nem um Plano Director Municipal foram capazes de aprovar. Desta forma, o documento norteador do concelho data ainda de quando Odivelas e Loures eram ainda um mesmo concelho.
Em seguida, Jerónimo de Sousa lembrou que «quem compara o percurso de grandes transformações promovidas no passado pela CDU com inegáveis reflexos positivos para a vida das populações deste agora concelho de Odivelas e os resultados da actual gestão do PS, não pode deixar de experimentar um sentimento de enorme esperança de que este concelho possa ver regressar à sua gestão o trabalho, a obra e a capacidade de realização da CDU». E não foi fácil, lembrou, e «houve que enfrentar e superar gigantescos desafios num concelho marcado pelo desenvolvimento acelerado de manchas de ocupação de loteamentos ilegais e enormes carências de infra-estruturas básicas».
Foi graças aos comunistas e seus aliados, com as populações, que foi lançado um «trabalho pioneiro de planeamento» visando a «recuperação sistemática dos aglomerados e o ordenamento urbano com a criação de condições de vida dignas».
Para Jerónimo de Sousa, «é hora das populações do concelho de Odivelas reflectirem sobre a importância e a necessidade de promover uma viragem na vida do seu concelho, apoiando a única alternativa credível – a CDU – capaz de retomar com trabalho, dedicação e competência o desenvolvimento sustentado do concelho e a promoção de uma elevada qualidade de vida para as suas populações».