Maria Luz Nogueira

Maria Luz Nogueira é a mandatária da candidatura da CDU às Eleições do Parlamento Europeu 2024 em Odivelas

Maria da Luz Nogueira é uma mulher de combate, conhecedora da maioria dos problemas sentidos pelos trabalhadores e população do concelho de Odivelas. É reconhecida pelo seu contributo e intervenção, integrada no coletivo a que pertence, na luta pela resolução dos problemas.

Realçamos a forma generosa e empenhada com que aceitou o compromisso de representar a candidatura da CDU no concelho de Odivelas e dar o melhor de si para reforçar a CDU nestas eleições. Maria Luz Nogueira dá a cara, mais uma vez, como muitos outros homens, mulheres e jovens comprometidos com um projecto de transformação social, empenhados em dar a volta a isto, a combater as injustiças e a trabalhar para um país melhor.

O reforço da CDU no Parlamento Europeu significará eleitos comprometidos com a defesa do SNS e com o reforço de médicos de família, com o combate à especulação imobiliária e pelo direito à habitação, com a melhoria da mobilidade e reforço dos transportes públicos, com a valorização do trabalho e dos trabalhadores, contra as discriminações e pela paz, posições essenciais para um país e melhor.

Maria da Luz Nogueira, 63 anos, Técnica Superior de Serviço Social.
Nasceu em Alijó (Vila Real). Vive em Odivelas desde 1989.

Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa.

Iniciou a actividade profissional em 1977, numa fábrica de brinquedos de madeira – a Eurobrinca. Eleita delegada sindical no início da década de 1980.

Em 1982 integrou a Direcção do Sindicato da Construção, Mármores e Madeiras de Lisboa. Membro do Conselho Nacional da Federação Nacional da Construção, Madeiras e Mármores entre 1984 e 1990. Membro do Conselho Nacional da CGTP-IN nos mandatos 1986-1989 e 1989-1993. Responsável pelo Departamento de Juventude da CGTP-IN. Participou na criação da Interjovem, em 1989, da qual foi coordenadora até 1992. Membro da Direcção do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), no qual foi responsável pela área do emprego e formação profissional. Membro do Conselho Consultivo de Juventude (CCJ). Membro da Confederação Nacional de Acção Sobre o Trabalho Infantil (CNASTI). Entre 1996 e 2002 fez parte da Comissão Nacional de Aprendizagem, que funciona no âmbito do IEFP, como representante da CGTP-IN. Exerceu funções na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (EPBJC) entre 1992 e 2020, sendo directora dos Serviços Pedagógicos entre 2002 e 2020.

Fez parte da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Odivelas, em representação da Assembleia Municipal, no mandato 2003-2005. Foi vereadora na Câmara Municipal de Odivelas, nos mandatos de 2005-2009 e 2013-2017. É vereadora em regime de substituição na Câmara Municipal de Odivelas.

Foi presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação Comunitária Infantil e Juvenil da Ramada (ACIJR) entre 2008 e 2011. Fez parte da Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Odivelas (CUTPO) tendo participado nos processos de luta pela entrada de autocarros no recinto do Hospital de Loures.

Foi candidata às eleições à Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Lisboa em 1985, 2022 e 2024.