CRIL Pontinha: Avenida 25 de Abril sempre vai ser aberta!

Avenida 25 de Abril sempre vai ser aberta!
Populações da Pontinha e Alfornelos
obtêm grande vitória

Em resultado da luta e da pressão das populações da zona, a Avenida 25 de Abril vai mesmo ser aberta. Estabelecendo a ligação entre as Freguesias da Pontinha e de Alfornelos.

Esta vitória das populações mostra que vale a pena lutar e mostra que quando os poderes se unem contra as populações, só resta às populações um caminho: o da sua própria unidade em defesa dos seus direitos.

E foi o que aconteceu.

Na sessão da Câmara de Odivelas do passado dia 23, a Presidente informou que "a Av. 25 de Abril na Pontinha vai ser aberta, em resultado da união de sinergias de todas as partes envolvidas, nomeadamente C M Odivelas, Junta de Freguesia da Pontinha, Estradas de Portugal, pois foi encontrada uma solução."

O que a mesma Presidente se esqueceu de dizer é que se não tivesse havido muita pressão por parte das populações da Pontinha, Alfornelos e Carnide, esta luta não teria sido ganha.

Aliás, a CDU da Pontinha ainda há dois meses divulgava isso mesmo: «As populações da Pontinha e de Alfornelos, através das suas organizações representativas, sempre têm lutado para que a Av. 25 de Abril ligasse estas duas freguesias».

Mas há mais.

O que a Presidente da CM de Odivelas se esqueceu foi de dizer que, na reunião de Câmara de 28 de Março p.p., quando a CDU apresentou uma moção sobre o traçado da CRIL, a maioria na Câmara (PS e PSD) votaram contra, porque a câmara já tinha aceite o projecto imposto pelas Estradas de Portugal.

O que a Presidente se esqueceu de dizer foi que se a população, apoiada nalguns casos pelas respectivas freguesias, não tivesse pressionado a Câmara e a Administração Central, os residentes teriam ficado para sempre emparedados.

Frente de luta vai continuar
O traçado da CRIL prejudica as populações

Por tudo isso dizemos: a luta é o caminho certo e as diversas iniciativas populares pela correcção do traçado da CRIL aí estão para o continuar a provar, como se previa em comunicado recente da CDU:

 
«O PS e o PSD na Câmara e na Assembleia Municipal de Odivelas defenderam o traçado que o Governo quer impor, pois votaram contra a Moção apresentada pela CDU, contestando este traçado, conforme os anseios da população da Pontinha.
 
A nosso ver, este traçado foi escolhido só para beneficiar os altos interesses imobiliários, em prejuízo grave da qualidade de vida das populações da Pontinha e freguesias vizinhas».
 
Esta é mais uma situação que vai continuar a precisar da mobilização das populações.

A LUTA CONTINUA!

 28 de Maio de 2007
A CDU de Pontinha