CACTUS Odivelas

Concelhia de Odivelas do PCP lança uma campanha com o lema “Salvar o SNS e combater o negócio da doença”

Depois do encontro realizado no passado dia 25 de Março com o lema “Salvar o SNS, combater o negócio da doença”, a Concelhia de Odivelas do PCP lançou uma campanha que visa denunciar as dificuldades de acesso aos cuidados de saúde por parte de um número cada vez maior de utentes, divulgar as propostas do PCP para salvar o Serviço Nacional de Saúde e apelar junto da população para que se mobilize em torno da resolução deste grave problema que os está a afectar.

Propostas que visam: garantir médico e enfermeiro de família para todos os utentes; valorizar as carreiras e salários dos profissionais de saúde; contratar médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e operacionais; dotar as Unidades de Saúde com meios de diagnóstico necessários.

Nesta campanha é privilegiado o contacto com as populações através da distribuição de um comunicado junto aos centros de saúde, mas também noutros locais de maior movimento de pessoas. Para além do comunicado, teremos um cartaz e um autocolante que irá ser colado por todo o concelho.

A primeira acção de contacto com os utentes decorreu no dia 28 de Abril no Centro de Saúde da Urmeira e hoje, dia 2 de Maio, decorreram acções junto da UCSP de Odivelas (antigo CATUS), USF Novo Mirante (Pontinha) e em Caneças. O que sobressai destas acções, nomeadamente na Urmeira e na UCSP de Odivelas, é a quantidade de pessoas que aguardavam desde madrugada para conseguir marcar consulta para o mês de Maio, objectivo que muitas delas não conseguiram.

No concelho de Odivelas há mais de 45.000 utentes sem médico de família, que se concentram em Caneças, Famões, Odivelas e Urmeira.

Odivelas, 2 de Maio de 2023

O Executivo da Comissão Concelhia de Odivelas do PCP