28.03.2007
Ponto 7
XXVII Torneio Internacional de Futebol Infantil – Apoio CAC
Antes do mais, os Vereadores da CDU revelam estranheza pelo facto de estarmos a votar não uma proposta de apoios á realização do torneio Internacional da Pontinha, mas sim a ratificação de um conjunto de apoios já despachados. Os mais atentos, como nós, sabem que uma iniciativa destas envolve uma preparação de largos meses com constantes reuniões com a Autarquia por forma a serem adequadas as pretensões da organização ás disponibilidades do Município. Não se percebe pois, porque apenas a menos de quinze dias da iniciativa estarmos a ratificar o despacho da Sr.ª presidente.
Outra nota que merece o nosso reparo negativo e para o qual já anteriormente tínhamos chamado a atenção prende-se com a falta de valorização de um conjunto de outros apoios atribuídos e que impedem este executivo de ter uma ideia exacta de qual o apoio do Município a esta iniciativa.
Da parte dos Vereadores da CDU, existe a plena consciência do papel relevante que a realização do Torneio Internacional de Futebol infantil da Pontinha assume, quer no plano local, quer nacional. Esta prestigiada iniciativa desde a sua primeira edição contou com o apoio das diferentes administrações Municipais (Loures e Odivelas), que com o seu apoio contribuíram significativamente para o aumento da dimensão social e desportiva do evento. Mais: o nosso voto favorável deve-se exclusivamente ao facto de reconhecermos , que sem o apoio da Autarquia a iniciativa não poderia ser realizada nos moldes projectados pela comissão organizadora.
Obviamente, não pode este executivo ficar insensível a uma iniciativa como esta, da mesma forma que não deve ficar insensível ao conjunto de todas as outras iniciativas que os clubes do concelho promovem. No entanto, e infelizmente esta não é a realidade que vivemos. O Município aposta clara e exclusivamente no apoio às iniciativas que possam promover a imagem não do Concelho, mas sim da Câmara Municipal, numa atitude de oportunismo político inaceitável.
Daqui reafirmamos: No concelho de Odivelas não devem coexistir vários tipos de desporto. Enjeitámos o conceito assumido pela Câmara de só apoiar as iniciativas que lhe possam trazer notoriedade deixando outras de igual importância na dinâmica social e desportiva definhar e acabar por desaparecer. Todos os clubes devem ser apoiados no âmbito da promoção e oferta da prática desportiva. Porque todos são poucos no muito que ainda há a fazer na democratização do acesso ao Desporto. Respeitando a heterogeneidade dos clubes e das suas realizações e as suas próprias limitações financeiras, o Município não poderá deixar de ter respostas para todas as solicitações.
Num ano em que estão suspensos os apoios financeiros á actividade desportiva do Movimento Associativo, só se entende este regime de excepção, num quadro de aproveitamento político por via da dimensão e visibilidade da iniciativa .
Daqui prestamos a nossa homenagem ao CAC da Pontinha e à Comissão Organizadora do Torneio, mas não esquecemos que em Odivelas não estão sozinhos na divulgação e promoção do Desporto. Existem mais! Mais clubes, mais dirigentes, mais iniciativas e mais praticantes… e esses a Câmara Municipal de Odivelas tem esquecido.
Odivelas, 28 de Março de 2007
Os Vereadores da CDU