Em nota à comunicação social, a CDU denuncia a situação insustentável do Cemitério de Odivelas. No exterior do cemitério há restos de roupas e sapatos de falecidos, restos de caixões e de tecidos que cobrem as urnas, num amontoado de lixo que põe em causa a saúde pública.
Nota de Imprensa
CEMITÉRIO DE ODIVELAS NÃO RESPEITA OS MORTOS, AS SUAS FAMÍLIAS E A SAÚDE PÚBLICA!
Todos sabemos que o Cemitério de Odivelas, está numa situação de verdadeira ruptura, que não chega para as necessidades da população. Mas isto a que assistimos hoje, põe em causa tudo!
Por inércia total da Câmara Municipal aquilo a que se assiste no exterior do cemitério é degradante! Restos de roupas e sapatos dos mortos, restos de caixões, restos de tecidos que cobrem as urnas, restos de flores… tudo isto num amontoado de lixo desrespeitoso com um cheiro nauseabundo e que põe em causa a saúde pública!
É vergonhoso tanta demagogia! A senhora presidente de Câmara que tanto apregoa a saúde pública, e que em dias de greve dos SMAS contrata privados para a recolha do lixo, assiste complacente a uma violação, esta sim, da saúde pública. Esta em causa o respeito pela dignidade humana pelos mortos, pelos seus familiares e também pela saúde pública dos Odivelenses.
As fotografias que mandamos em anexo chocam quem quer que as veja e tenha o mínimo de respeito pela dignidade humana! Isto tem de acabar. A Câmara Municipal tem de resolver esta situação e deixar de tratar os odivelenses com tanta falta de respeito!
Já em 2001, a CDU denunciava a situação de ruptura a que o cemitério estava a chegar. Ao longo dos diversos anos nos órgãos municipais e junto da população a CDU denunciou esta situação e exigiu a ampliação do cemitério fazendo com que este respeitasse a dignidade dos mortos e das suas famílias.
Com as trocas e baldrocas que conhecemos ao PS e PSD na gestão municipal, em 2011 veio a proposta de privatização do cemitério e do forno crematório. A vontade incessante desta câmara em fazer negócios chega ao ponto de até a gestão do cemitério servir para esse fim.
Estamos em 2013, o cemitério existente desde 1968 degrada-se de dia para dia e o crescimento da população está a olhos vistos!
Para a CDU é claro o repúdio por esta situação. E hoje mesmo, nos órgãos competentes exigiremos as explicações necessárias e a resolução desta situação. Está na hora de dizer basta à negociata e pôr em primeiro lugar a população de Odivelas!
A CDU – Odivelas
Odivelas, 9 de Abril 2013