Dando continuidade aos contactos com as instituições que fazem parte do Banco Alimentar no Concelho de Odivelas, as vereadoras Maria da Luz Nogueira e Madalena Garcia visitaram no passado dia 06 de Março a Conferência Vicentina de St.º Eugénio, onde foram recebidas pela sua
presidente, Maria José Martins.
Esta instituição, situada na zona antiga da Freguesia de Odivelas, presta apoio a cerca de 700 pessoas, sendo na sua maioria população idosa com elevadas carências sócio-económicas.
O baixo valor das reformas é o problema mais apontado, registando-se também situações de famílias alargadas onde os filhos, já adultos com mais 30 ou 40 anos (e alguns também com filhos), estão desempregados e não têm condições para alugar casa e por isso permanecem ou regressam à
casa dos pais.
A presidente da instituição salientou ainda alguns problemas relacionados com toxicodependência, situações em que são os avós que têm que cuidar dos netos.
Funcionando actualmente em instalações provisórias, a instituição aguarda a conclusão da construção do Centro Paroquial de Odivelas, que deverá acontecer no princípio do próximo ano, caso recebam apoio financeiro do Programa PARES ao qual se candidataram. As novas instalações permitirão alargar e diversificar o apoio prestado às famílias.
Os vereadores da CDU consideram que a realidade retratada por esta instituição é mais um exemplo da demissão do Estado nas suas funções sociais e do acentuar dos fenómenos da pobreza e exclusão social.
Aliás, é o próprio Estado que ao encaminhar famílias para estas instituições, reconhece a sua incapacidade de resposta, consequência do desinvestimento nas políticas sociais.
Neste quadro, os vereadores da CDU realçam e valorizam a dedicação daqueles que, em regime de voluntariado, prestam apoio às pessoas nas situações de carência absoluta.
Odivelas, 07 de Março de 2007
O Gabinete de Imprensa