CDU Odivelas realiza visita a Bairros da Ramada

visitaramada.jpg

No âmbito dos Encontros com a População, que a CDU tem promovido em todas as freguesias do Concelho de Odivelas, eleitos e activistas da CDU visitaram no passado Sábado alguns dos bairros da Freguesia da Ramada. Desta visita destaca-se o facto de nalguns destes bairros não ter ainda havido por parte da Câmara Municipal a recepção definitiva das urbanizações, tal como a lei recomenda.  Do contacto com a população ressalta igualmente a deficiente cobertura da rede de transportes públicos e fracas acessibilidades.

Nesta visita estiveram presentes Ilídio Ferreira, vereador e candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Odivelas, Francisco Bartolomeu, Presidente da Junta de Freguesia da Ramada, e os vereadores Maria da Luz Nogueira e Rui Francisco.

A visita que no passado Sábado, eleitos e activistas da CDU realizaram aos bairros de S. Jorge, Castelo Nascente, Castelo Poente, Novo das Fontainhas e Tomada da Amoreira e Pedernais, na Freguesia da Ramada, revelou-se duma enorme importância. 

A delegação da CDU pode confirmar no contacto directo com os moradores desses bairros as suas principais preocupações. 

O Bairro Castelo Nascente, com alvará de loteamento emitido desde 2004, aguarda que a Câmara Municipal de Odivelas proceda à recepção definitiva do bairro. 

A lei determina que tal aconteça no prazo de um ano, já passaram cinco. 

Ao inventar pretextos para não receber a urbanização, a Câmara Municipal penaliza os moradores que continuam a ter de suportar os encargos decorrentes da manutenção dos passeios, arruamentos, redes de água, esgotos… 

O PS, na Câmara Municipal, justifica a sua atitude com um pedido de telas finais dos arruamentos, pedido inédito a uma AUGI.

Ao ignorar a legislação, a Câmara está também a obrigar os proprietários a continuarem a pagar os juros por uma caução que já não devia existir. 

 

Transportes Públicos e Acessibilidades

Os moradores dos bairros Castelo Nascente, Castelo Poente, Novo das Fontainhas, Serra da Amoreira e Tomada da Amoreira estão privados de transportes colectivos.

Ao manter encerrada a via de ligação, já construída, entre o bairro Castelo Nascente e a urbanização Jardim da Amoreira, a Câmara Municipal obriga quem ali mora e se desloca para Norte do Concelho a um desvio de mais 5 km.

Esta situação prejudica centenas de munícipes.

 

Parque dos Pedernais

Com projecto concluído pela Junta de Freguesia da Ramada, desde Fevereiro de 2008, só falta o parecer final da Câmara Municipal para que se possam iniciar as obras de construção do Parque dos Pedernais, também aqui os moradores gostariam que a Câmara Municipal de Odivelas não fosse tão lenta, é caso para dizer, não faz nem deixa fazer.

Em reunião de Câmara, realizada hoje, os vereadores da CDU reivindicaram a rápida resolução destas situações, bem como a intervenção da Câmara Municipal de Odivelas junto da Rodoviária de Lisboa para que, com a brevidade possível, estes bairros possam ser servidos de transportes públicos.

Gabinete de Imprensa

Odivelas, 8 de Abril 2009