Uma para assinalar a emissão do alvará de loteamento do bairro dos Carrascais, a outrasobre a situação de dificuldade acrescida de gestão da Junta, com o PS e os eleitos da lista de "Independentes", por três vezes, a inviabilizarem a aprovação do orçamento e plano de actividades da autarquia, obrigando a uma gestão por duodécimos.
A CDU, por decisão popular, gere a Junta de Freguesia de Caneças há vários anos, pautando sempre o seu comportamento por princípios de honestidade, competência e rigor.
A população de Caneças sabe, e os números não enganam, que as verbas transferidas para as juntas, neste mandato, têm vindo a diminuir. A Câmara de Odivelas cortou verbas a todas as freguesias do concelho.
A população de Caneças sabe que, mesmo assim, a Junta, gerida pela CDU, tem trabalhado, tem feito obra e continua a trabalhar.
O PS/Independentes conhecem tudo isto, mas não querem que a Junta trabalhe. É por isso que arranjam falsos argumentos, só para que o orçamento não seja aprovado.
Reparem bem no que o PS/independentes dizem: Não estão de acordo com o orçamento:
– porque as verbas para as Colectividades e associações sociais são pequenas! A Junta de Freguesia atribuiu 45 480 euros em 2007, acrescidos das despesas com o apoio em materiais e pessoal para iniciativas, estando prevista para o presente ano verba semelhante. Querem mais? Só se for para pagar o vencimento a algum funcionário!…
– porque a Junta não faz obras! Então não sabem que as obras são da competência da Câmara? (embora a Junta por vezes se veja obrigada a fazê-las no interesse da população) Não sabem que à Junta só compete fazer a manutenção dos equipamentos públicos e a conservação de jardins, conforme está previsto no Protocolo de Delegação de Competências?
Só para se ver a má-fé destes senhores, eles não protestam por a Câmara não construir uma nova escola para substituir a Escola Básica nº 1 de Caneças, que está em degradação e a prejudicar a normal formação das crianças. Não o fazem porque a Câmara está a ser gerida pelo PS. É desonesto.
Para que a população de Caneças possa avaliar o que o PS/Independentes pretendem para Caneças, indicamos abaixo o que eles contestam:
– Não querem que a Junta contribua para os Cuidados Continuados, para apoio aos doentes acamados (9 700 euros). Dizem que a Junta não tem nada com isso. Não tem? Os doentes não são de Caneças?
– Não querem que a Junta preste apoio psicológico nas escolas. Dizem que é o Governo que tem de o fazer! Mas, se o Governo não o faz, temos nós que o fazer. Senão, os nossos jovens perdem-se (os valores que estão em jogo são 5 600 euros).
– Não querem que a Junta leve as nossas crianças à praia! Então, se a Junta não as levar à praia, quantas são as que vão ficar sem praia? (os valores orçamentados para este serviço são de 13 900 euros).
O PS/Independentes
– também não querem que seja atribuído aos bombeiros de Caneças o subsídio de 9 000 euros, já prometido, para a compra de uma viatura. Dizem que é pouco, mas mesmo assim votaram contra este subsídio, tornando impossível a sua atribuição;
– também não querem que se faça a beneficiação e conservação de arruamentos e calçadas, no valor de 45 000 euros. Trabalhos que decorrem de obrigações assumidas e aprovadas pela Assembleia de Freguesia;
– também não querem que se faça a recuperação do Largo da Infância e dos Tanques das Lavadeiras nas Fontainhas e Lugar d’Além (35 mil euros);
– também não querem que se avance com a obra de construção da nova sede da Junta, cujo projecto está em apreciação na Câmara (orçamentados 50 mil euros);
– também não querem que nestas obras sejam utilizados os 182 mil euros que transitam de 2007, saldo que foi conseguido ao longo dos anos para ser investido principalmente na sede da Junta.
Temos ainda de denunciar que a Assembleia de Freguesia de Caneças foi a única no concelho que não aprovou as taxas propostas, iguais para todas as freguesias. As forças políticas são as mesmas, as taxas são as mesmas. Mas em Caneças há uma oposição que só pretende criar dificuldades à Junta de Freguesia, para impedir que ela cumpra o que prometeu à população de Caneças.
O que não for feito em consequência dos actos políticos irresponsáveis praticados pelo PS/Independentes, terá o julgamento sério da população de Caneças. Por mais “patrões que existam, proprietários de jornais, ou cantadores de Janeiras”, não enganarão a população. Caneças soube sempre separar o trigo do joio, soube sempre reconhecer quem trabalha e quem defende os seus interesses.
O trabalho da Junta vai continuar com muito empenhamento, seriedade e rigor. Temos a certeza de que Caneças não vai deixar cair em saco roto estas irresponsabilidades.
A CDU assume a posição frontal de defender até às últimas consequências o cumprimento do que prometeu aos Canecenses.
Aos Proprietários do Bairro dos Carrascais
ALVARÁ DE LOTEAMENTO
ENTREGA DIA 10 DE FEVEREIRO 2008
A CDU congratula-se com este importante acontecimento
Foi uma caminhada longa, nós acompanhámos o vosso trajecto, o vosso trabalho e por isso bem conhecemos as dificuldades e o esforço que os Proprietários desse Bairro e a sua Comissão, tiveram de desenvolver para atingir este objectivo. A Junta de Freguesia, de gestão CDU, soube sempre ajudar, reforçando as posições dos proprietários para vencerem os obstáculos que ao longo do tempo foram aparecendo.
Por esse esforço, pelo trabalho, pela firmeza que em conjunto sempre tiveram nesse percurso, todos bem merecem este alvará o qual vai permitir que cada proprietário possa legalizar a sua habitação.
É um direito que foi duramente conquistado.
Desejamos a todos os proprietários e à Comissão de Administração do Bairro dos Carrascais, muitas felicidades e a todos damos os parabéns pela conquista deste objectivo tão importante para a vida de cada um.