A generalidade dos utentes da Boa Viagem, no concelho de Vila Franca de Xira, está a ser confrontado com o facto de o novo passe social intermodal (30€ para o concelho ou 40€ para todos os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa) não ter eficácia num conjunto muito alargado de carreiras.
Sobre este problema o PCP em VFX esclarece:
1- Esta situação decorre da opção, contrária ao defendido pelo o PCP, por um regime jurídico de transportes que obriga a negociação com as empresas a partir das Áreas Metropolitanas (AM) e das Comunidades Intermunicipais (CIM), não tendo em conta a realidade das necessidades de mobilidade das populações.
2- O PCP a tempo alertou para a necessidade de articulação entre as diferentes estruturas o que teria resolvido previamente este problema.
3- O PCP defende, e existe uma elevada probabilidade de tal acontecer já nesta sexta feira, dia 29 de Março, que se assine um contrato entre a AML e a CIM do Oeste para que este problema concreto de VFX seja ultrapassado já no dia 1 de Abril.
Por fim, a organização Concelhia do PCP em VFX alerta a população para que não se deixe arrastar por linhas oportunistas que visam desvalorizar o alcance e importância de uma conquista que poupará milhares de euros aos trabalhadores e suas famílias e simultaneamente para que se mobilize para defender a efectiva concretização das medidas aprovadas bem como a melhoria e o alargamento da eficiência e conforto dos transportes públicos.
Desde 1997 que o PCP se bate por este avanço, conquistado que foi importa avançar na sua melhoria.
Avançar é preciso por um concelho e um pais melhores para o povo e os trabalhadores.
A Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP