Nota da Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP à Imprensa

2014 entrada hospital vila franca xiraFace às recentes declarações do Ministro do Ambiente, apontando como causa provável do surto de legionella que se abateu no nosso concelho, as torres de refrigeração de algumas Empresas do mesmo, a Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP – Partido Comunista Português – coloca como necessário desde já:

1 – Que sejam tomadas todas as medidas que assegurem uma eficaz e rápida intervenção das entidades competentes com vista à resolução do problema, libertando os trabalhadores das empresas afectadas e a população do Concelho e em especial as populações das Freguesias do Forte da Casa, da Póvoa de Santa Iria e de Vialonga das condições a que têm estado sujeitos nos últimos dias.

2 – Que sejam identificadas, de forma rigorosa, as causas que levaram à emissão de bactérias para a atmosfera e as consequências daí decorrentes.

3 – Que seja dado todo o apoio necessário (Médico, Jurídico, Logístico) a todos aqueles que tenham sido afectados por esta situação.

4 – Que sejam tomadas todas as medidas que assegurem o normal funcionamento das Empresas em questão, assim como a preservação e manutenção de todos os postos de trabalho.

5 – A Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP, defende de igual modo que todos os trabalhadores das Empresas visadas, assim como todos aqueles que tenham tido participação activa no pro cesso de apuramento das causas do surto de legionella, devem ser alvo de rigorosos exames médicos tendo como objectivo a preservação da sua integridade física e mental.

Vila Franca de Xira, 12 Novembro de 2014
A Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira do PCP