PSD e PS aprovaram aumento brutal das portagens em Mafra

portagem400.jpg

A  CDU  foi a única força política que se opôs e votou contra este aumento e já tinha denunciado a má gestão do Ministro dos Santos e a arrogância que o leva a ignorar os interesses da população. O aumento brutal das portagens na A21 foi aprovada na Assembleia Municipal de 26 de Dezembro de 2004 pelo PSD e PS, como consta do Edital 956/2009 agora publicado pela Câmara de Mafra. A CDU  votou contra, tendo sido a única força politica que, na altura, se opôs a aprovação de  portagens tão elevadas. O aumento brutal das portagens é da responsabilidade exclusiva do PSD e do PS e não de qualquer outra entidade.Já na apresentação pública dos Candidatos da CDU às Autarquias de Mafra,, realizada em 20 de Junho, o primeiro Candidato da Lista da Câmara Municipal fez uma análise da gestão da Câmara, tendo acusado Ministro dos Santos de má gestão e de não  defender os interesses da população de Mafra e um exemplo que apresentou foi precisamente a A21 e a situação da Mafratlântico.

Nessa altura o candidato da CDU alertou a população para o seguinte: “Em 2006 e em 2007, as receitas da MAFRATLANTICO, cujo presidente é o Sr. Ministro, somaram apenas de 4,6 milhões de euros, enquanto só os juros, referentes aqueles dois anos, do empréstimo que esta empresa municipal contraiu junto à banca atingiu 17,1 milhões de euros., ou seja, só os juros foram 3,7 vezes superiores à totalidade das receitas. Se os juros tivessem sido lançados nas contas desta empresa municipal ela já estaria tecnicamente falida”.
Depois, em declarações feitas ao MAFRAHOJE, antes da entrada em vigor das novas portagens, o candidato da CDU, tornou a denunciar a situação da Mafratlantico e da A21 chamando a atenção de toda a população para o seguinte: ““A falta de transparência na gestão da Autarquia, e mesmo a má gestão, tem impedido uma utilização eficiente e eficaz dos dinheiros da Autarquia na resolução dos problemas das populações. A construção de auto-estradas é da responsabilidade do governo e não das autarquias. No entanto, a Câmara de Mafra PSD resolveu construir a A21. No fim de 2008, a Câmara, através da Mafratlântico cujo presidente é o sr Ministro dos Santos, já devia à Banca 148,9 milhões de euros e a fornecedores 31,8 milhões de euros. Para além disso existiam ainda cerca de 29,9 milhões de euros de encargos financeiros, incluídos juros. As receitas da Mafratântico nos três primeiros anos não chegaram a três milhões de euros em média por ano, que foram absorvidas por outras despesas. Recentemente, foi anunciado um protocolo com a Estradas de Portugal em que esta empresa se compromete a pagar as dividas da Mafratlantico apenas até 200 milhões de euros, tendo o resto de ser pago pela Câmara. No fim de Junho de 2009, a divida que a Câmara  e a Mafratlântico terão de pagar, pois a Estradas de Portugal não o fará, já atingia 15 milhões de euros, e ela aumenta todos os dias. Assim, a população de Mafra será obrigada a pagar três vezes a A21: (1) Através dos impostos sobre os combustíveis e de veículos que deviam servir para isso; (2) Através das portagens elevadas que passará a pagar; (3) E ainda a Câmara, com as suas receitas, que resultam de taxas e mais impostos cobradas também à população do concelho de Mafra terá de pagar entre 15 a 20 milhões de euros, o que determinará dificuldades financeiras futuras na resolução dos problemas do concelho. Apesar de todas as declarações que tem feito, o actual presidente da CMM deixará uma pesada herança à população do concelho de Mafra”.
Poucos dias depois destas declarações prestadas a MAFRAHOJE, Ministro dos Santos , ignorando os interesses da população de Mafra, implementou o aumento brutal das portagens, o que veio dar razão à denuncia antecipada feita pela CDU.
É preciso exigir que a Assembleia Municipal se reúna e altere o valor das portagens pois elas, por um lado, são incomportáveis para a maioria da população e, por outro lado, são muito mais elevadas que as pagas em outras auto-estradas. Para isso a população de Mafra deverá exigir, através de abaixo-assinado, a realização de uma Assembleia Municipal com esse objectivo. A CDU dará todo o apoio a essa exigência.
A CDU de Mafra solidariza-se com a população que teve a coragem de se manifestar e de protestar contra o escandaloso aumento das Portagens e apela a toda a população que começa a compreender que esta política da maioria absoluta do PSD não serve o Concelho, que se manifeste, nomeadamente na concentração de automobilistas prevista para o Domingo dia 13 às 17 horas junto às Portagens da Ericeira.
É agora evidente para todos que a CDU tinha e tem razão. O negócio das autoestradas feitas pela Câmara serviu interesses pouco claros, e tem sido usado para a propaganda do Presidente da Câmara mas está a ter custos elevadíssimos para a população.
A maioria da população de Mafra já perdeu o medo, e não aceita o “quero posso e mando” do Presidente Ministro dos Santos, e assegurou que “O povo volta a “atacar”, no domingo próximo pelas 17h no mesmo local. A CDU apoia esta decisão, este justo protesto, que é necessário para obrigar a descerem as portagens.