A situação verificada no Hospital Beatriz Ângelo confirma a necessidade do Governo avançar e concretizar as medidas que reforcem o SNS, e em particular os serviços do HBA e dos cuidados de saúde primários, com a fixação de médicos, enfermeiros, auxiliares e administrativos, de modo a garantir a resposta que cabe ao Serviço Nacional de Saúde dar.
Face à grave situação na área de saúde que se vive no Concelho de Loures, os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Loures, apresentaram na reunião da Câmara Municipal de dia 2 de agosto de 2023, uma moção instando o Sr. Presidente da Câmara a solicitar a marcação de uma reunião com carácter de urgência com o Sr. Primeiro Ministro, com a participação de todos os partidos políticos, de modo a expressar de viva voz as preocupações dos eleitos municipais e a exigir que haja uma solução para os serviços de saúde no nosso concelho que passa obrigatoriamente pelo claro investimento na resposta do SNS, e dos seus profissionais, e pelo estancar da transferência de milhões de euros para o setor privado que faz da saúde a sua área de negócio.
Incompreensivelmente PS e PSD em Loures recusaram este pedido de reunião, que mais uma vez se confirma como necessária e urgente porque há muito está claro que as políticas do atual Governo, concretizadas pelo Ministro da Saúde, só tem agravado ainda mais a situação, como se viu com o encerramento definitivo das urgências pediátricas do HBA e agora com esta grave situação de dezenas de ambulâncias que ficam nas urgências à espera do atendimento dos doentes que transportam, tendo ocorrido ontem um falecimento de uma pessoa nestas circunstâncias que é inaceitável e que lamentamos.
Continuamos a assistir a uma debandada de profissionais qualificados do SNS para o sector privado, por falta de resposta deste a vários níveis, desde uma remuneração condigna e atractiva, à falta de condições de trabalho, as quais são ainda mais agravadas pela constante saída de médicos e enfermeiros.
Face a esta situação mais geral e ao verificado nas últimas horas, a CDU exige que se tomem todas as medidas para repor a capacidade de resposta dos serviços do Hospital Beatriz Ângelo, assegurando a resposta pública, de qualidade e universal.
A CDU apela à mobilização dos utentes e profissionais de saúde para prosseguir a luta em defesa do SNS.