Cumprir a vontade das populações!
Realizou-se ontem, dia 29 de janeiro de 2023, o Referendo para a reposição das freguesias de Sacavém e Prior Velho, do qual saiu uma vitória do Sim à devolução da freguesia de Sacavém e da freguesia do Prior Velho às suas populações.
O Sim obteve 1936 votos, contra 256 do Não.
Saudamos a população de Sacavém e do Prior Velho pela reiterada manifestação da sua vontade.
No entanto, como propôs a CDU, a Assembleia de Freguesia já poderia ter aprovado a reposição das freguesias de Sacavém e do Prior Velho, como prevê a Lei 39/2021 de 24 de Junho.
Dando seguimento à sua acção, a CDU intervirá para, tal como a referida lei prevê, a Assembleia de Freguesia delibere a reposição das duas freguesias, Sacavém e Prior Velho, remeta essa proposta para a Assembleia Municipal e depois de aí deliberada possa por fim ser enviada para a Assembleia da República.
O PS que tem procurado impedir ou atrasar a reposição das freguesias, não pode agora invocar a falta da auscultação à vontade da população de Sacavém e Prior Velho para concretizar esta justa reivindicação.
A reposição das freguesias é uma afirmação do Poder Local Democrático, da história e identidades próprias de cada freguesia. Devolver as freguesias de Sacavém e Prior Velho é garantir ganhos para a proximidade dos eleitos às populações e para a melhoria da resposta aos problemas locais.
Como até aqui, a população pode continuar a contar com a CDU para prosseguir a luta pela reposição das freguesias de Sacavém e Prior Velho.
SIM, QUEREMOS A NOSSA FREGUESIA DE VOLTA!