PS, PSD, CH e IL impedem apresentação de recomendação da CDU sobre as Cheias no Concelho de Loures.

Na Assembleia Municipal de Loures temática sobre as cheias no Concelho de Loures, realizada no passado dia 26 de janeiro, o PS, o PSD, o CH e IL, votaram contra a admissão, discussão e votação da recomendação da CDU “Prevenir hoje para evitar amanhã! Prosseguir o forte investimento na prevenção e controle de Cheias, no concelho de Loures: intervir nas linhas de água, mitigar os efeitos de cheias”

Apesar dos votos contra na admissão da proposta, os eleitos da CDU, considerando a importância da matéria, enviaram à Câmara Municipal de Loures a recomendação, onde a CDU propõe:

1 – Que a Câmara Municipal de Loures inste o governo para a rápida agilização e consequente concretização dos mecanismos de apoio aos lesados pelas intempéries, sejam entidades públicas ou privadas, com especial enfoque no apoio aos micro, pequenos e médios empresários.

2 – Que a Câmara Municipal de Loures concretize com a maior celeridade o mecanismo de apoio referente à isenção da fatura da água dos SIMAR já que esta vai refletir valores muito superiores ao normal devido aos elevados gastos com as limpezas que duraram vários dias nalguns casos.

3- Que a Câmara Municipal de Loures concretize um apoio financeiro extraordinário às entidades associativas que na decorrência destes eventos viram a sua normal atividade condicionada e tenham registado prejuízos e danos, para que estas vejam repostas com celeridade as condições necessárias à prossecução do seu trabalho.

4 – Que a Câmara Municipal de Loures acompanhe a resposta das seguradoras aos lesados intervindo sempre que possível no sentido de apoiar a população para que os seus direitos sejam respeitados.

5 – Que a Câmara Municipal de Loures defina um mecanismo de ressarcimento às Juntas de Freguesia pelas verbas despendidas com o apoio à Proteção Civil Municipal nas diversas intervenções de emergência, que são competência do Município, que aconteceram enquanto se encontrava acionado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.

6 – Terminar, no mais curto espaço de tempo possível, o trabalho técnico que permita continuar a concretizar as intervenções no terreno, para além das já terminadas e as que estão em curso nas linhas de água do concelho e que ascendem já a um valor total de cerca de 16 milhões de euros.

7 – Reforçar os mecanismos de cooperação conducentes a uma gestão integrada da bacia hidrográfica do Trancão, em especial a coordenação das intervenções necessárias nos processos de recuperação das linhas de água.

8 – Promover em conjunto com o Governo e Infraestruturas de Portugal e Brisa as medidas não só de recuperação das passagens hidráulicas da A8, mas também as existentes nas Estradas Nacionais, que em muitos locais evidenciaram subdimensionamento e insuficiente cuidado de conservação, manutenção e limpeza. 9 – Terminar as intervenções definidas no Plano Estratégico de Reabilitação de Linhas de água do Município de Loures, observando a análise de prioridades nele constante, e concretizar as medidas do Plano de ação Municipal de adaptação às alterações climáticas aprovado em 2021, instando o Governo a criar e/ou a negociar novas linhas de apoio para estas intervenções.

Na Assembleia Municipal temática a CDU na sua intervenção recordou o trabalho desenvolvido pelo anterior executivo da CDU na Câmara Municipal de Loures no que concerne a medidas de mitigação e prevenção de cheias.

Recomendacao_AM_26janeiro_Cheias.pdf

Intervencao_CDU_AM_26janeiro_Cheias-.pdf