Por proposta da CDU, a Câmara Municipal de Loures aprova exigência de reunião urgente com Primeiro Ministro sobre os serviços de saúde no Concelho.

Por proposta dos vereadores da CDU, a Câmara Municipal de Loures aprovou no passado dia 18 de outubro por maioria com a abstenção do CH, uma moção a exigir uma reunião urgente com o Sr. Primeiro-Ministro com a presença de todos os partidos políticos com assento neste órgão, de modo a poder expressar de viva voz as preocupações e exigir que haja uma solução para os serviços de saúde no concelho de Loures.

A CDU já no passado dia 2 de agosto, tinha apresentado em reunião da Câmara Municipal proposta semelhante, tendo sido na altura rejeitada com os votos da maioria PS/PSD.

Moção

Serviços de saúde no Concelho de Loures necessitam de intervenção imediata

É com grande angústia e revolta que assistimos diariamente à degradação dos serviços de saúde no nosso concelho, situação essa para a qual temos vindo a alertar ao longo de anos mas sem que se vislumbrem quaisquer tentativas sérias efectivas para a sua resolução. Das instalações degradadas e completamente inadequadas, passando pela sempre crescente falta de profissionais, desde médicos e enfermeiros a auxiliares, administrativos e operacionais, ao encerramento de serviços de cuidados primários a hospitalares por esse mesmo motivo, a situação tem vindo a piorar a olhos vistos.

Continua a crescer o número de pessoas sem médico de família que passam a noite à porta dos centros de saúde para obterem uma consulta, como acontece em Loures, em Unhos e em Moscavide para dar apenas alguns exemplos, sem que isso seja garantia que a consigam, e tendo muitas e muitas vezes de repetir várias vezes essa vigília até a conseguirem. Continua a diminuir o número de médicos de família e outros profissionais que saem por aposentação ou para procurarem melhores condições de trabalho.

Continua a crescer a procura das urgências hospitalares por pessoas que, não tendo médico de família nem consulta de recurso, aí se deslocam de modo a poderem ter resposta aos seus problemas de saúde, podendo representar até cerca de 40% dos que aí se deslocam com situações menos urgentes de saúde. De relembrar que dos cerca de 100 mil utentes do Hospital Beatriz Ângelo que não têm médico de família, cerca de 65 mil são do concelho de Loures. Se a esta procura excessiva se juntar a falta de profissionais de saúde, temos um claro quadro de uma situação que carece de resolução urgente e imediata.

Continua a demorar meses e por vezes anos a espera para uma consulta de especialidade ou uma cirurgia, mais uma vez devido à falta de profissionais.

Continuamos a assistir a uma debandada de profissionais qualificados do SNS para o sector privado, por falta de resposta deste a vários níveis, desde uma remuneração condigna e atractiva, à falta de condições de trabalho, as quais são ainda mais agravadas pela constante saída de médicos e enfermeiros.

No meio disto tudo continuamos a assistir às pseudo soluções do Sr. Ministro da Saúde e à falta de vontade para a resolução dos problemas do SNS. Só a não vê quem não quer.

Face a esta situação, os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Loures, instam novamente o Sr. Presidente da Câmara a exigir a marcação de uma reunião com caracter de urgência com o Sr. Primeiro Ministro com a presença de todos os partidos políticos com assento neste órgão, de modo a podermos expressar de viva voz as nossas preocupações e exigirmos que haja uma solução para os serviços de saúde no nosso concelho, dando conhecimento desse pedido ao órgão Câmara Municipal.

Loures, 18 de Outubro de 2023

Os vereadores da CDU