PCP/CDU solidária com a luta dos utentes e população contra o encerramento das Urgências Pediátricas no Hospital Beatriz Ângelo em Loures.

O Deputado do PCP na Assembleia da República, Duarte Alves, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Loures, Fanhões, Santo Antão e São Julião do Tojal, eleitos pela CDU, eleitos da CDU nas Juntas e Assembleias de Freguesia, na Câmara e Assembleia Municipal de Loures, assim como o Presidente da Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço, estiveram presentes na Ação realizada ontem, dia 2 de março, pela Comissão de Utentes do Concelho de Loures, contra o encerramento das urgências pediátricas e na defesa do SNS.

O encerramento das Urgências Pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo constituiu mais um grave ataque ao acesso das populações dos concelhos de Loures, Mafra, Odivelas e Sobral Monte Agraço aos serviços de saúde.

O Grupo Parlamentar do PCP já apresentou na Assembleia da República um requerimento solicitando ao Governo esclarecimento sobre esta matéria.

Ler aqui:

A falta de profissionais para responder às necessidades dos 446 679 residentes nos concelhos da área de abrangência do Hospital Beatriz Ângelo, vem colocar por um lado uma maior pressão sobre os profissionais existentes nesta unidade de saúde e por outro lado vem dificultar o acesso a cuidados de saúde nesta população.

Estas são razões para o descontentamento dos profissionais de saúde do Hospital Beatriz Ângelo e para a sua saída do SNS. Faltam condições para que estes profissionais possam exercer as suas competências em modelo adequado. É preciso garantir carreiras dignas, remunerações dignas e condições de compatibilidade entre a vida profissional e a vida familiar, que se não consegue com o sistemático recurso ao trabalho extraordinário.

Depois do período que se atravessou de pandemia de Covid-19, em que os profissionais de saúde, em particular no SNS, foram chamados a responder ao problema, e fizeram-no sem reservas, o que se assiste no momento é à exaustão destes profissionais. E esta situação requer uma resposta urgente do Governo em defesa do SNS, dos seus profissionais e dos utentes que têm nele a garantia de poderem aceder, sem reservas, aos serviços de saúde.

A CDU e o PCP saúdam a luta da população em defesa dos serviços de saúde e reafirmam a necessidade do reforço do Serviço Nacional de Saúde público e de qualidade, do reforço dos cuidados de saúde primários e de proximidade.