Maioria PS/PSD na Câmara Municipal de Loures convive mal com a democracia e desrespeita a oposição

Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Loures denunciam publicamente o reiterado desrespeito do executivo PS/PSD pelo cumprimento dos prazos legais para entrega dos documentos objeto de análise e deliberação nas reuniões da Câmara Municipal aos vereadores da oposição democraticamente eleitos.

Esta prática recorrente que viola flagrantemente a lei, impede o cabal exercício das funções de fiscalização e escrutínio democrático, inviabilizando uma análise séria e aprofundada dos assuntos em discussão, comprometendo a qualidade do debate e a transparência da gestão autárquica.

Na reunião da Câmara Municipal realizada hoje, dia 30 de julho de 2025, a maioria PS/PSD pretendia que fossem votados 14 dos 27 pontos da ordem do dia que haviam sido disponibilizados com menos de 48 horas de antecedência, em flagrante violação da lei.

Os eleitos da CDU denunciaram este entorse democrático e propuseram a realização de nova reunião extraordinária que a maioria, a contragosto, aceitou realizar na próxima sexta-feira, 1 de agosto.

Os vereadores da CDU não pactuam com o eleitoralismo da maioria PS/PSD, que pretende passar por cima das mais elementares regras democráticas e reafirmam a necessidade do respeito pela lei, pela oposição e, acima de tudo, pelos cidadãos que representamos.

Os vereadores da CDU lamentam mais este triste episódio, que na senda de outros ocorridos nas últimas semanas, contribuem para diminuir aquilo que o concelho de Loures desde há muito tem sido, uma terra orgulhosa das suas arreigadas tradições democráticas.