João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu, no Concelho de Loures em contacto com trabalhadores e população.

A CDU esteve em contacto com os trabalhadores do LouresShopping,da Câmara Municipal de Loures e SIMAR e com a população e trabalhadores de Moscavide.

No contacto com os trabalhadores do LouresShopping, é evidente a realidade de baixos salários e dos impactos da desregulação do horário de trabalho. Aqui, João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu, deixou a afirmação da necessidade de aumentar salários, medida essencial para recuperar poder de compra, associado a outras medidas necessárias de fixação dos preços de bens e serviços essenciais e de intervenção para garantir o direito à habitação.

É essencial também para estes trabalhadores, que se faça o caminho, como o PCP há muito vem propondo, de encerramento aos domingos e feriados sem perda de vencimento, com limitação de horário de funcionamento até às 22horas, proporcionando uma melhoria da qualidade de vida de milhares de trabalhadores do comércio na grande distribuição.

Na cantina dos serviços da Câmara Municipal de Loures, em contacto com os trabalhadores da autarquia, João Pimenta Lopes, afirmou as propostas do PCP e da CDU, a alternativa necessária para romper com as políticas desastrosas de desvalorização dos trabalhadores da administração local, e o rumo necessário e possível de aumentos dos salários, de fim do SIADAP e reposição de categorias profissionais e das anteriores condições de progressão na carreira.

Nas oficinas municipais da Câmara Municipal de Loures e dos Serviços Intermunicipalizados de Loures e Odivelas (SIMAR).

Os sectores operacionais é onde se faz mais sentir a desvalorização salarial da administração local. A maioria dos trabalhadores recebem o salário mínimo nacional, mesmo trabalhando há décadas nas autarquias. O fim das categorias profissionais e da progressão automática na carreira, com a introdução do SIADAP, é factor de injustiças acumuladas e de desvalorização profissional. O reforço da CDU e do PCP, é também aqui, condição para uma vida melhor, dar mais força a quem, sem rodeios, defende os necessários aumentos salariais, o fim do SIADAP, a recuperação da progressão na carreira e categorias profissionais.

No Metro de Moscavide, junto à população e trabalhadores, o deputado do PCP, afirmou as propostas da CDU e do PCP por uma vida melhor:

• Aumentos de salários e pensões;

• Fixação de preços de bens e serviços essenciais;

• Medidas para defender o direito à habitação;

• Defesa dos serviços públicos, da saúde, da educação;

• Melhoria dos transportes públicos a preços mais baixos ou gratuitos.

A difícil situação em que nos encontramos não é inevitável! Mais força à CDU e ao PCP é a opção de romper com a política de direita e de defesa dos interesses do povo, dos trabalhadores e do país.