Conforme já se anunciava, a Direcção Executiva do SNS decidiu pelo encerramento de várias urgências pediátricas, na Região de Lisboa e Vale do Tejo, à noite e ao fim de semana, onde se inclui o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
Esta decisão confirma que, sob a capa de reorganização de serviços, o objectivo do Governo sempre foi o seu encerramento.
Em vez de garantir a existência de mais profissionais no Serviço Nacional de Saúde, evitando a sua saída e garantindo novas contratações, o Governo prefere desproteger as populações, no caso concreto as crianças, e favorecer o negócio privado que se alimenta das carências dos serviços públicos.
Este anúncio surge uma semana depois de o Presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, eleito pelo PS, ter garantido que o encerramento não se iria concretizar.
Se é certo que as “contas certas” do Governo são urgências encerradas para a população, também certo é que, uma vez mais, o PS na Câmara Municipal de Loures, por intermédio do seu presidente, ilude as populações e promete o que não pode garantir.
O PCP reafirma a necessidade de uma imediata reversão desta política, como aliás têm vindo a exigir os profissionais de saúde, garantindo carreiras e remunerações dignas, de forma a tornar o SNS mais atractivo, melhorando as condições de equipamentos e infra-estruturas, assegurando melhores condições de trabalho e atendimento às populações.
A Comissão Concelhia de Loures do PCP convida utentes e população a participarem na Tribuna Pública que levará a cabo, sob a lema “Salvar o SNS”, no próximo dia 20 de março (2ªfeira), pelas 7h30, junto do Centro de Saúde de Loures.
Apela ainda à mobilização e participação dos utentes nas acções promovidas pelas estruturas e comissões de utentes do concelho em defesa do SNS público, gratuito, de qualidade e universal.
Loures, 14 de março de 2023
A Comissão Concelhia de Loures o PCP