Comunicado: É hora de defender o SNS, mais força à CDU

Em comunicado, em distribuição, pela população do Concelho de Loures, a CDU exige o pleno funcionamento das urgências do Hospital de Loures e a atribuição de médicos de família para todos os utentes.

A CDU solidariza-se com a luta das populações e apela à participação no Desfile do próximo dia 17 de fevereiro, sábado, às 11 horas, com inicio junto ao Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, promovido pelas Comissões de Utentes do Concelho.

No Concelho, são já mais de 65.000 os utentes sem médico de família.

O Governo PS prosseguiu o desinvestimento e desvalorização das carreiras dos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS), agravando e acentuando a falta de resposta dos cuidados de saúde, quer nos Hospitais, quer nos Centros de saúde de todo o concelho de Loures.

No concelho, são já mais de 65.000 os utentes sem médico de família.

Tornaram-se habituais as notícias do encerramento das urgências do Hospital Beatriz Ângelo (HBA) e das longas horas de espera para se ser atendido.

É hora de mudar de política, de dar mais força à CDU para defender o SNS, fixando e valorizando os seus trabalhadores e assegurando os meios necessários para uma resposta a que todos temos direito.

A CDU DEFENDE E PROPÕE:

– Contratação de mais profissionais de saúde para o SNS, bem como pessoal auxiliar e assistentes técnicos, de acordo com as necessidades da população.

– Abertura de 2 respostas de diagnóstico nos cuidados de saúde primários, um na zona Norte e outro na Zona Oriental.

– Alargamento do horário de serviço de atendimento noturno em Moscavide e a sua reabertura na zona norte do concelho.

– Abertura de um serviço de apoio complementar para os utentes da zona norte do concelho que não tenham médico de família, alargamento do horário e aumento do número de consultas disponíveis no serviço existente em Moscavide.

– Reversão das novas Unidades de Saúde Locais acompanhada das medidas que permitam potenciar as várias respostas existentes, que devem funcionar de forma integrada e não de forma centralizada como esta reforma pretende.

– Reforço de meios técnicos e humanos do HBA que possam responder de forma eficaz às situações de urgência, às especialidades médicas previstas e outras que se têm mostrado serem indispensáveis.

– Abertura diária e durante 24 horas das urgências em todas as especialidades, em particular de Pediatria e de Obstetrícia.

– Início do processo para a construção do novo Hospital Oriental de Lisboa já em 2024.

– Ampliação da capacidade de resposta das equipas que integram as Unidade de Cuidados na Comunidade do ACES Loures-Odivelas e do HBA.

– Reforço da capacidade de resposta da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no concelho, através do aumento do número de unidades e equipas que prestam cuidados de saúde e de apoio social a pessoas em situação de dependência, com falta ou perda de autonomia.

As eleições para a Assembleia da República a 10 de Março dão-te uma oportunidade para decidires que não fica tudo na mesma ou pior! O reforço da CDU é decisivo para abrir caminho a uma política que defenda o SNS.

LUTA PELO SNS – PARTICIPA NO DESFILE DOS UTENTES NO DIA 17 FEVEREIRO, 11H, EM LOURES, EM DEFESA DO SNS