A privatização da Valorsul tem que ser revertida

O Governo anunciou recentemente a conclusão do processo de privatização do Grupo EGF, responsável pela gestão da grande maioria dos resíduos sólidos urbanos produzidos no país. A Valorsul, empresa pública do grupo EGF, sedeada em São João da Talha, procede ao tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos no concelho, servindo ainda mais 18 municípios, incluindo Lisboa. Os trabalhadores da Valorsul e a Câmara Municipal de Loures desenvolveram inúmeras diligências, a que se associaram os restantes municípios, visando chamar o governo à razão e provando que o interesse público impunha a anulação do processo de privatização. A Valorsul detém uma elevada competência tecnológica, com experiência de muitos anos a tratar de forma ambientalmente segura os resíduos de 1,6 milhões de habitantes, gerindo um sistema integrado que promove a valorização e a reciclagem dos lixos. A Valorsul é também uma empresa pública que desde a sua criação apresenta anualmente lucros.

Nem estes argumentos factuais, nem a luta comum dos autarcas, provenientes das diferentes forças políticas, foram suficientes para infletir a posição do Governo, acantonado numa visão de servilismo aos interesses privados, desejoso de a estes entregar aquilo que as populações pagaram.

Mas a CDU não baixa os braços, nem a situação criada o permite. À delapidação do património público somam-se as preocupações ambientais e laborais. A proposta do vencedor da privatização prevê o não cumprimento das metas de reciclagem aprovadas pelo próprio Governo; o desinvestimento na manutenção e no controlo ambiental das unidades de tratamento, particularmente inaceitável no caso da incineradora da Valorsul; a redução de postos de trabalho.

A CDU apela à união de esforços da população de Loures, das associações ambientais, dos sindicatos, dos autarcas, para continuar a luta contra esta monstruosidade, contra este ataque aos direitos da população e dos trabalhadores.

A CDU será uma força ativa na dinamização da luta contra esta privatização e apela à população do concelho e aos trabalhadores da Valorsul que participem ativamente nas diversas ações de luta que venham a ser decididas no futuro.

Por último a CDU apela também às forças políticas que, em véspera de eleições legislativas, assumam o compromisso de reverter este processo na futura Assembleia da República sem qualquer condicionalismo pois só dessa forma se assegura a defesa do serviço público prestado por esta empresa na gestão dos resíduos.

Por nós esse compromisso está assumido.

Ler documento em PDF