Os candidatos da CDU à Assembleia da República, Tânia Mateus, Tiago Matias, Gonçalo Caroço e José Núncio, acompanhados de Jorge Pires, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, marcaram presença no desfile realizado hoje em Loures em Defesa do SNS, promovido pelas Comissões de Utentes.
O Governo PS prosseguiu o desinvestimento e desvalorização das carreiras dos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS), agravando e acentuando a falta de resposta dos cuidados de saúde, quer nos Hospitais, quer nos Centros de saúde de todo o concelho de Loures.
No concelho, são já mais de 65.000 os utentes sem médico de família.
Tornaram-se habituais as notícias do encerramento das urgências do Hospital Beatriz Ângelo (HBA) e das longas horas de espera para se ser atendido.
É hora de mudar de política, de dar mais força à CDU para defender o SNS, fixando e valorizando os seus trabalhadores e assegurando os meios necessários para uma resposta a que todos temos direito.
A CDU DEFENDE E PROPÕE:
– Contratação de mais profissionais de saúde para o SNS, bem como pessoal auxiliar e assistentes técnicos, de acordo com as necessidades da população.
– Abertura de 2 respostas de diagnóstico nos cuidados de saúde primários, um na zona Norte e outro na Zona Oriental.
– Alargamento do horário de serviço de atendimento noturno em Moscavide e a sua reabertura na zona norte do concelho.
– Abertura de um serviço de apoio complementar para os utentes da zona norte do concelho que não tenham médico de família, alargamento do horário e aumento do número de consultas disponíveis no serviço existente em Moscavide.
– Reversão das novas Unidades de Saúde Locais acompanhada das medidas que permitam potenciar as várias respostas existentes, que devem funcionar de forma integrada e não de forma centralizada como esta reforma pretende.
– Reforço de meios técnicos e humanos do HBA que possam responder de forma eficaz às situações de urgência, às especialidades médicas previstas e outras que se têm mostrado serem indispensáveis.
– Abertura diária e durante 24 horas das urgências em todas as especialidades, em particular de Pediatria e de Obstetrícia.
– Início do processo para a construção do novo Hospital Oriental de Lisboa já em 2024.
– Ampliação da capacidade de resposta das equipas que integram as Unidade de Cuidados na Comunidade do ACES Loures-Odivelas e do HBA.
– Reforço da capacidade de resposta da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no concelho, através do aumento do número de unidades e equipas que prestam cuidados de saúde e de apoio social a pessoas em situação de dependência, com falta ou perda de autonomia.
As eleições para a Assembleia da República a 10 de Março dão-te uma oportunidade para decidires que não fica tudo na mesma ou pior! O reforço da CDU é decisivo para abrir caminho a uma política que defenda o SNS.
É HORA DE DAR MAIS FORÇA À CDU!