Toxicodependência – um combate em várias frentes

Os eleitos do PCP na Câmara Municipal de Lisboa e na Assembleia de Freguesia de Campo de Ourique visitaram o Serviço de Apoio Integrado (Sala de Consumo Assistido) situado na zona do Vale de Alcântara, mais precisamente na Quinta do Loureiro.

Esta estrutura, única na cidade, presta um importante trabalho no acompanhamento a pessoas com comportamentos aditivos e dependências, não só ao nível do programa de consumo vigiado mas também fornecendo serviços e cuidados que procuram aumentar o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes. São notórias as dificuldades e a falta de meios que esta estrutura tem, sendo imprescindível aumentar os recursos a todos os níveis, de forma a fazer face à procura e à necessidade de dar respostas efectivas.

Num momento em que cresce o número de pessoas com problemas de dependência – fenómeno a que não será alheio o agravamento da situação social – é necessário tomar medidas concretas e articuladas nos vários níveis de actuação dos poderes políticos – Governo, CML e Juntas de Freguesia – para que existam respostas com meios e número de profissionais adequados.

São necessárias respostas que tenham como objectivo prevenir e tratar a toxicodependência e não apenas invisibilizar o problema.

Respostas à necessidade de ampliar e construir mais Serviços de Apoio Integrado, de criar centros de acolhimento e espaços drop-in vocacionados (para retirar as pessoas da rua), de realizar o acompanhamento médico e de saúde e ter respostas ao nível do tratamento, de fazer um acompanhamento social em que se insiram as soluções habitacionais e de emprego.