Reabertura da Esquadra da PSP em Carnide

O PCP apresentou, na Assembleia da República, a proposta de reabertura da Esquadra da PSP em Carnide, Foi rejeitada com os votos contra do PSD e CDS-PP e abstenção do PS e IL.

Passaram cinco anos desde o encerramento da 42.ª Esquadra da PSP, em Carnide, motivada pelos problemas graves de saneamento e saúde pública das instalações, o que levou à transferência das dezenas de efetivos da PSP que ali trabalhavam para as esquadras do Bairro Padre Cruz e da Horta Nova.

Efectivamente, era conhecida há muitos anos a premência da realização de obras que criassem melhores condições não só para quem lá trabalhava, como também para aqueles que recorriam a esta esquadra.

A actividade das forças e serviços de segurança e a vida dos seus profissionais continuam a ser marcados por muitos e variados problemas, com reflexos no direito das populações à segurança e tranquilidade públicas.

Por proposta dos eleitos do PCP, foram aprovadas por unanimidade, na Câmara Municipal de Lisboa, a 29 de janeiro de 2020 e na Assembleia Municipal a 18 de fevereiro do mesmo ano, duas moções que deliberaram solicitar ao Ministério da Administração Interna que procedesse, de imediato, à realização de todas as obras necessárias na Esquadra 42 e à sua reabertura o mais brevemente possível.

A população da freguesia de Carnide não desiste da reabertura desta Esquadra, que desempenhava um imprescindível trabalho de proximidade e era garante da segurança de pessoas e bens. A sua ausência teve e tem impactos negativos na freguesia.

Esta era uma esquadra que dispunha de um gabinete de apoio à vítima, para casos de violência doméstica ou acompanhamento de crianças, que não se encontra nas esquadras mais próximas.

Importa reverter o sentimento de abandono e de insegurança manifestado pela população de Carnide e restaurar o bom trabalho de proximidade às pessoas, que era desenvolvido pela PSP, com a reabertura da esquadra 42 de Carnide, localizada numa zona central e estratégica da freguesia.

Consultar a proposta na íntegra em https://www.pcp.pt/sites/default/files/documentos/oe2025propostaalteracao894C.pdf