Nos territórios palestinianos ocupados, e particularmente em Gaza, Israel leva a cabo uma política genocida, com um número total de vítimas palestinianos contabilizadas, mortos e feridos de cerca de 150 mil pessoas, entre as quais muitos milhares de crianças e mulheres. Prevê-se que o número total de vítimas será muito superior, já que mais 20.000 corpos não são identificáveis, estão debaixo de escombros e desaparecidos.
Na situação que se vive na Palestina e a que todos os dias assistimos, quase em directo, não se pode ficar indiferente. Não só pelo horror e a desumanidade que estes números reflectem mas também porque são o resultado de 75 anos de negação de direitos nacionais ao povo palestiniano e de violações do direito internacional por parte de Israel.
Foi nesse sentido que o Grupo Municipal do PCP apresentou um voto de repúdio pela escalada de guerra no Médio Oriente e pelos 75 anos de política de ocupação e violação do direito internacional por parte de Israel tendo o mesmo sido aprovado por maioria.
Voto 137/07 (PCP) – Voto de Repúdio pela escalada de guerra no Médio Oriente e pelos 75 anos de política de ocupação e de violação do direito internacional por parte de Israel
Deliberado por pontos:
1, 2, 4 e 5 – Aprovados por maioria com os votos contra CDS, IL, MPT, CH, PPM e AL e com a abstenção do PSD e PAN
3 – Aprovado por maioria com os votos contra PSD, CDS, MPT, CH, PPM e AL e com a abstenção do PAN
(ausência DM Não Insc. Margarida Penedo)