Pelo Direito à Educação

No arranque do ano lectivo, na Escola Básica 2,3 Delfim Santos, estivemos com alunos, pais, professores e auxiliares de educação para ouvir, e melhor poder intervir, sobre o conjunto de problemas decorrentes da falta de investimento seja na requalificação das estruturas, seja na valorização das carreiras profissionais da comunidade educativa.

A acção decorreu com a presença da deputada à Assembleia da República Alma Rivera e as eleitas da freguesia de São Domingos de Benfica, Helena Barros e Sónia Ribeiro, e com duas representantes da Associação de Pais, Cristina Palma e Ricarda Fernandes, que puderam dar testemunho do trabalho da Associação de Pais na tentativa de resolver reparações mais urgentes de intervenção, tanto ao nível de salas de aula como do espaço exterior, prevenindo o agravamento de situações de risco para as crianças.

Alunos e pais deram nota, com apreensão, de horários incompletos por falta de professores, situação que se repete a cada início do ano escolar e que se prolonga, muitas vezes, por trimestres. Estes problemas têm vindo a ser denunciados por alunos, pais e pela gene­ralidade da comunidade escolar, em acções públicas de protesto.

No início deste ano lectivo queremos as respostas que a CML empurrou para o Ministério da Educação sobre o estado presente desta escola. Investir na qualidade de vida das crianças é garantir o futuro da Cidade e do País.