Este é um local de recolha de materiais e de apoio a cerca de 40 trabalhadores (balneário e local de refeição).
Neste local, já conhecido e alvo de várias intervenções dos eleitos da CDU, fomos recebidos pelos trabalhadores e responsáveis das instalações, que ouviram as propostas da CDU e apresentaram as suas preocupações quanto à necessidade da melhoria das suas condições de trabalho.
Os trabalhadores da limpeza têm, nesta freguesia densamente povoada e visitada por milhares de turistas, um trabalho tão duro quanto essencial à higiene das ruas e espaços da cidade.
Com a passagem de competências da CML para as Juntas de Freguesia nesta matéria, os trabalhadores afirmaram uma maior dificuldade na prestação de serviços, com o encerramento de vários postos e à degradação das condições dos que existem e ainda o incumprimento de promessas quanto a obras e melhoramentos para este posto.
Falaram ainda na falta de qualidade do seu fardamento, na desadequação do calçado e equipamentos às condições meteorológicas (não existe farda de Inverno, não existe calçado próprio para o verão e as botas e calças não são substituídas há mais de dois anos). Falta de equipamento adequado ao seu trabalho.
Foi observado que este posto de apoio é utilizado por mais de 40 trabalhadores, sendo que, cerca de 20 se cruzam permanentemente nas instalações, num espaço visivelmente exíguo, para fazerem a sua higiene, tomarem refeições e descansarem.
As instalações necessitam de reparação, ar-condicionado e espaços livres de circulação; os carrinhos e outros equipamentos de limpeza encontram-se nos locais de passagem, contribuindo para a insalubridade assim como a presença de produtos químicos e cheiros desagradáveis em muitos dos espaços.
Após este contacto os candidatos da CDU, comprometeram-se a defender as posições que sempre assumiram quanto à desresponsabilização da Câmara Municipal na limpeza urbana, passando para as freguesias tarefas que estas não têm condições para assumir. Lurdes Pinheiro afirmou que a melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores da Junta de Freguesia sempre foi abordada pela CDU na Assembleia de Freguesia e será também no futuro uma das áreas prioritárias da sua intervenção.