almoco20181201

Almoço em Benfica, com o PCP uma Política Patriótica e de Esquerda

almoco20181201No passado dia 1 de Dezembro realizou-se no CT de Benfica um almoço sobre a Política Patriótica e de Esquerda, que contou com a participação de Manuel Gouveia, membro do Comité Central.

Na sua intervenção foi caracterizada a política geral do actual governo PS com traços profundos da política de direita, contra a qual o PCP se tem, historicamente, batido por romper, política que continua a trazer graves consequências para a vida dos trabalhadores, utentes dos serviços públicos, de transporte, de saúde e população em geral. Foram referidos os exemplos da legislação laboral do PS, situação dos comboios, metro e autocarros, os correios e no sector da saúde o compadrio deste, e de outros, governos na proliferação do sector privado, assim como a dependência face às imposições da UE e do euro, garrote ao desenvolvimento do país, traços que definitivamente pertencem à política de direita que rejeitamos.

Foram ainda valorizados os avanços na conquista de direitos e rendimentos, conseguidos pelo desenvolvimento da luta dos trabalhadores e a acção directa do PCP, nomeadamente no Orçamento de Estado para 2019. Avanços que só foram possíveis hoje porque o PS não tem força na Assembleia da República para prosseguir um caminho de aprofundamento da política de direita. Avanços pela luta e acção do PCP que contrastam com os limites à reposição de direitos, por opção política do PS.

Entre os positivos avanços conseguidos da nova fase da vida política nacional e a Alternativa Patriótica e de Esquerda proposta pelo PCP, ainda há um longo caminho a percorrer, o caminho da ruptura com a política de direita, política que esteve na base da contra revolução e que tem sido levada a cabo há várias décadas pelos governos PS, PSD e CDS.

O almoço terminou com a lembrança da preparação da IX Assembleia da Organização Regional de Lisboa.