escolaolaias20220921

Visita e moção à Escola das Olaias

escolaolaias20220921Os eleitos da CDU têm vindo a alertar para a situação material da Escola das Olaias. Há menos de um ano, afirmavam como esta precisava «urgentemente de obras de requalificação – para lá de outras intervenções necessárias (das instalações eléctricas deficientes aos pavimentos em mau estado, das paredes degradadas às janelas que não funcionam)», bem como de outras medidas «como a retirada do amianto ou o reforço das condições dos refeitórios das escolas para que as refeições possam ser confecionadas nos próprios espaços».

Estas necessidades, no fundamental, mantêm-se. Finalmente, a 8 de Agosto deste ano, foi autorizada a realização dos trabalhos de remoção de telhas de fibrocimento (contendo amianto) na Escola das Olaias.

Infelizmente, a obra foi feita de tal maneira que, neste momento, não só as aulas não começaram como ainda se aguarda a «decisão para a sua reabertura por parte da Câmara Municipal de Lisboa, responsável pela obra» (como se pode ler numa informação afixada à entrada da escola). A remoção das coberturas foi feita antes de estarem disponíveis as novas coberturas a colocar. Com isso, e devido à chuva que (como se antevia) entretanto caiu, a escola ficou inundada, com danos ainda incertos.

Neste momento, o refeitório e os serviços administrativos já têm a cobertura substituída, mas dois blocos continuam por substituir. O refeitório está sem quadro eléctrico (os dois blocos ainda sem cobertura estão, aparentemente, com a electricidade operacional, mas ainda falta retirar toda a água do interior dos edifícios). O servidor não está operacional. Sabe-se já de muito material danificado, como computadores, material de escritório, documentação e arquivo… E no meio disto tudo, o mais importante, cerca de 600 alunos continuam sem aulas, tendo apenas como perspectiva o início a 3 de Outubro.

Os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia do Beato fizeram no dia 21 uma visita à Escola das Olaias, e puderam verificar no local a situação em que a escola se encontra. No dia 22 de Setembro, dia em que se realizar a Assembleia de Freguesia do Beato, irão submeter à votação uma moção exigindo que a Câmara Municipal de Lisboa, responsável pela obra, tome todas as medidas necessárias, apoiando com os devidos recursos materiais e humanos, para resolver os problemas causados pela obra, com prioridade para as instalações eléctricas, e recomendando à Junta de Freguesia do Beato a concessão de apoios extraordinários, no âmbito do protocolo de delegação de tarefas administrativas.

Consultar a moção: https://bit.ly/3C1wQdh