António Carichas, Teresa Costa, João Brinquete e Rui Silva tomaram posse na Assembleia de Freguesia de Alcântara, no passado dia 22 de Outubro.
Nesta sessão foi também eleito o novo Executivo da Junta de Freguesia de Alcântara, no qual a CDU marcará presença com a eleita Teresa Costa como secretária daquele órgão.
A CDU assumirá ainda a responsabilidade pelo pelouro das Actividades Económicas e Economia Local e, também, pelo pelouro das Obras Locais e Habitação.
António Carichas, Teresa Costa, João Brinquete e Rui Silva tomaram posse na Assembleia de Freguesia de Alcântara, no passado dia 22 de Outubro.
Nesta sessão foi também eleito o novo Executivo da Junta de Freguesia de Alcântara, no qual a CDU marcará presença com a eleita Teresa Costa como secretária daquele órgão.
A CDU assumirá ainda a responsabilidade pelo pelouro das Actividades Económicas e Economia Local e, também, pelo pelouro das Obras Locais e Habitação.
Foi também sufragada a composição da mesa que dirigirá os trabalhos da Assembleia de Freguesia, durante os próximos 4 anos, que terá como Presidente o eleito da CDU, Rui Silva.
Durante aquela sessão de tomada de posse, a eleita Teresa Costa, proferiu a seguinte intervenção em nome da CDU:
” (…) No que diz respeito ao mandato que os Alcantarenses nos atribuíram com o seu voto, afirmamos com confiança que é desígnio dos eleitos da CDU servir o povo e as populações, seja em situação de maioria como aconteceu no passado, seja em situação de minoria, como acontecerá no novo ciclo que hoje se inicia.
Para o efeito, temos propostas concretas e credíveis que defendemos como essenciais para o Desenvolvimento da Freguesia, nomeadamente no plano da Acção Social, como o reforço da Rede Social da Freguesia, tendo em vista o apoio às instituições de carácter social que lutam contra a pobreza e a exclusão social e o aumento da oferta de Centros de Dia para a 3ª Idade, a aposta no apoio efectivo àEconomia Local com a criação de um Gabinete de Apoio ao Comércio Local e a indispensável criação de novos Espaços Verdes e de Recreio, bem como a conservação permanente dos existentes, muito particularmente do espaço por todos conhecido como Jardim de St.º Amaro. Pois, para nós e para maioria dos Alcantarenses, este jardim faz parte do valioso património da nossa freguesia e merece por isso que lhe seja atribuída a dignidade devida, requalificando-o e dotando-o de um parque infantil que tanta falta faz nesta zona da freguesia. Este é mais um dos nossos compromissos.
Mas também, ao nível do Estacionamento e Mobilidade, a construção de novos parques de estacionamento públicos, a melhoria dos acessos à zona antiga de Alcântara e ao Bairro do Alvito, o estabelecimento de um efectivo serviço de transporte, com horários adequados às necessidades das populações da zona antiga da freguesia e do Bairro do Jacinto e a defesa da manutenção do Eléctrico 18 serão outras das nossas grandes prioridades de intervenção.
Ao nível da Habitação vamos propor que seja retomado o programa de apoio a pequenas obras em habitações degradadas que inclui também, a cedência de materiais de construção a famílias com fracos recursos económicos. E ao nível da Cultura e Educação, assumimos o compromisso de intervir no sentido de assegurar o apoio à Romaria de St.º Amaro e a outras iniciativas culturais, tais como, o Teatro, a Marcha de Alcântara e as actividades promovidas pelos Grupos Culturais da Junta de Freguesia, bem como apoiar fortemente os Clubes e as Colectividades, os Grupos Informais, as Escolas da Freguesia e o Projecto da Universidade de Sénior, que se estabeleceu em Alcântara pela mão da CDU.
Outras das nossas grandes prioridades é continuar a acção em prol da defesa da manutenção de Serviços Públicos na freguesia, tais como os dois postos dos CTT existentes, a reabertura do Centro de Emprego de Alcântara, a criação, no âmbito da Junta de Freguesia, de um serviço de apoio aos alcantarenses em situação de desemprego e ainda, promover uma relação de maior proximidade dos serviços da Junta com os fregueses, levando-os para além das fronteiras do edifício da Junta de Freguesia.
Estas e outras propostas são compromissos sérios que assumimos com os alcantarenses e cuja concretização pretendemos promover, no quadro da nossa intervenção nos órgãos autárquicos da freguesia, na certeza porém que o sucesso desta nossa intenção representará uma significativa melhoria da qualidade de vida de todos os que vivemos em Alcântara.
Sempre dissemos em campanha, que estávamos disponíveis para assumir todas as responsabilidades que os Alcantarenses nos quisessem atribuir, sempre no quadro da nossa independência, fieis aos nossos princípios e ao nosso programa, mas sempre com uma ideia central em mente, que é a de contribuir construtivamente por uma vida vida melhor em Alcântara. E por isso aqui estamos, para colocar em prática essa nossa disponibilidade para trabalhar em prol dos Alcantarenses com Independência, com Honestidade e também com a máxima Competência que nos caracteriza.”