alcantara accaodecontacto agrupfranciscoarruda

Deputados do PCP visitam Agrupamento Francisco Arruda em Alcântara

alcantara accaodecontacto agrupfranciscoarrudaOs Deputados do PCP, Rita Rato e David Costa, reuniram, no passado dia 23 de Setembro, com o Director do Agrupamento de Escolas Francisco Arruda em Alcântara e com a representante da Associação de Pais. Nesta reunião, foi feita uma descrição pormenorizada dos principais problemas registados neste arranque do ano lectivo, entre os quais se destacam: a falta de professores conjugada com o número insuficiente de assistentes operacionais para garantirem os serviços de apoio e vigilância, o que está a obrigar a escola a encerrar às 13:30h; o facto deste agrupamento, que integra uma grande fatia de alunos provenientes de famílias carenciadas no plano económico e social, ter visto ser-lhe reduzido, pelo Ministério da Educação, o número de técnicos de acção social de 2 para 1.

De salientar, ainda, a falta de assistentes técnicos em número suficiente para assegurar o bom funcionamento dos serviços administrativos, não existindo actualmente um chefe de serviços administrativos; a evidente e persistente falta de qualidade das refeições servidas aos alunos pela empresa privada a quem o Ministério da Educação concessionou o serviço; a desresponsabilização da empresa Parque Escolar no que diz respeito às necessárias obras e manutenções dos edifícios da escola; no âmbito da Educação Especial, que no agrupamento abrange cerca de 90 crianças, o Ministério da Educação reduziu para o presente ano lectivo em 50% o n.º de horas de Terapia.

Estes e muitos outros problemas, que estão afectar o ensino das crianças e a provocar a angústia dos pais e demais familiares, foram constatados pelos Deputados do PCP, que ali afirmaram que este processo de destruição paulatina da Escola Pública pelo Governo PSD|CDS-PP deve merecer o repúdio e a oposição de todos nós, na certeza de que esta situação só se resolverá com a luta empenhada de todos, pais, alunos e cidadãos por uma educação pública, gratuita e de qualidade, uma das mais valiosas conquistas de Abril.

Deixaram ainda o compromisso de questionar o Governo, na Assembleia da República, sobre os problemas concretos ali diagnosticados.