Centro de Saúde Ajuda

Novo Centro de Saúde da Ajuda sem capacidade para receber todos os Utentes da Freguesia

Centro de Saúde AjudaNatacha Amaro Deputada do PCP na Assembleia Municipal Lisboa, fez a apresentação da moção “Nova Unidade de Saúde Familiar da Ajuda”, onde denuncia que o Projecto para o novo Centro de Saúde, que irá substituir o actual edifício, apenas comporta menos de metade da população da Ajuda, os restantes utentes serão deslocados para um novo edifício a construir no Restelo.

A solução apresentada, substituir de UM edifício – a actual USF Ajuda – por outros Dois, construindo/adaptando o Posto de Limpeza da Boa Hora e construído um outro edifício na Freguesia de Belém, representa uma clara dispersão financeira, geográfica e de recursos que não beneficia ninguém – nem utentes, nem profissionais de saúde nem trabalhadores do posto de limpeza.

Esta solução é tanto mais absurda quando não foi discutida até ao momento com a população da Ajuda nem com os profissionais envolvidos e não respeita o próprio “Acordo de Colaboração entre a ARSLVT e o Município de Lisboa – Programa Lisboa, SNS Mais Próximo”, que estaria na base dos anunciados novos 14 centros de saúde para a cidade. Neste acordo está previsto o “Centro de Saúde da Ajuda, uma unidade de saúde para 15.200 utentes, com construção nova, na freguesia da Ajuda e com um total de investimento estimado de 1.387.000€”.

Recordar ainda que o Posto de Limpeza da Boa Hora foi requalificado recentemente, um investimento que se pretende agora deitar “Fora”.

Os Deputados Municipais do PCP manifestaram-se contra esta solução, defenderam a suspensão da proposta actual para a USF Ajuda, considerando essencial a procura de uma solução dentro da freguesia, com capacidade para receber todos os utentes que frequentam a actual USF Ajuda.

 

Consultar a Moção na integra