cml conferenciaimprensapcp

Sobre as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

cml conferenciaimprensapcpO PCP e a CDU são portadores de um projecto e de uma visão para Lisboa assentes na defesa do direito à cidade, à sua fruição por inteiro, sem exclusões nem desigualdades. Foi este projecto e esta visão que viram o seu apoio e votação reforçados nas últimas eleições.

Dez anos de gestão PS mostram que a sua acção e o seu projecto para Lisboa se afastaram e afastam, em aspectos fundamentais, da defesa dessa Cidade fruída por inteiro por aqueles que nela vivem e trabalham.

Foram opções fundamentais do PS: o favorecimento da especulação imobiliária; a insuficiente resposta municipal para garantir o direito à habitação e à mobilidade; a complacência e responsabilidade activa perante a degradação do serviço público de transporte prestado pela Carris e pelo Metro; a liquidação de serviços públicos municipais e outros, com destaque para a intenção de desmantelar os hospitais da Colina de Santana; a falta de planeamento para o desenvolvimento do turismo e a ausência de medidas de controlo e regulação das suas consequências negativas; a ausência de uma política efectiva para a Cultura e o Desporto.

O projecto da CDU para Lisboa não é diluível em programas e objectivos de gestão contrários aos seus. É o seu compromisso com a população da cidade, e em particular com os que confiaram o seu voto à CDU, que prevalecerá na sua intervenção, contribuindo como sempre fizemos para construir propostas e soluções que se traduzam na melhoria da qualidade de vida na cidade e na defesa do direito ao seu pleno usufruto. Propostas e soluções cuja efectivação, no actual contexto, exige a construção de convergências. É também nessa construção que estamos empenhados.

Ao contrário do que fez ontem o presidente da Câmara Municipal Lisboa, optando por iniciar o mandato com um ataque ao PCP, reafirmamos a nossa disponibilidade para trabalhar com todos os que no executivo municipal queiram ter uma intervenção activa e construtiva, que contribua para resolver os problemas sentidos por todos os que vivem e trabalham em Lisboa e para enfrentar de forma corajosa os desafios que se colocam à cidade.
Pela nossa parte, assumiremos por inteiro as nossas responsabilidades.
Propondo e apoiando tudo o que seja positivo para a cidade e para quem nela vive e trabalha, rejeitando e combatendo tudo o que seja negativo. Nenhuma circunstância ou desenvolvimento nos afastará deste princípio.

Lisboa, 27 de Outubro de 2017

O Executivo da Direcção da Cidade de Lisboa do PCP