CDU Lisboa – Dez 2006 – Memória da Luta anti-fascista em Lisboa

Boletim da CDU Lisboa – Dezembro de 2006

Memória da Luta anti-fascista em Lisboa

O vereador do PCP Ruben de Carvalho assumiu na CML, de forma graciosa, uma tarefa política de relevo para a Cidade e para o País: preparar um Relatório e um programa de acções que possam garantir a preservação, na Cidade de Lisboa, dos mais célebres locais da luta contra a Ditadura, em homenagem a todos quantos se distinguiram ao longo de anos e anos nos combates pela Democracia.

Trata-se de um programa de carácter simultaneamente histórico e pedagógico, com dois objectivos essenciais: por um lado, preservar e salvaguardar a memória da Resistência; por outro, prestar homenagem aos que lutaram pela Democracia.

Na base desta tarefa do vereador do PCP está o facto de algumas das peças de património existentes na Cidade e ligadas a esta nossa memória colectiva correrem o risco de desaparecer se nada for de imediato concretizado.

Roteiro da Resistência

Memória e património são de facto duas questões pelas quais se interessam cada vez mais pessoas.

Aliás, felizmente, cada vez mais pessoas e mais sectores da sociedade têm mostrado interesse na preservação deste tipo de realidades, sinalizando-as como peças de um Roteiro da Resistência.

Um dos objectivos passa pela criação de estruturas de vocação memorial e pedagógica. O PCP honra-se desta responsabilidade de Ruben de Carvalho, ele mesmo um resistente de sempre.

Sabemos que, para cabal desempenho, pode contar com a colaboração de cidadãos, movimentos e organizações, e que, para levar esta tarefa a bom termo, será prestada toda a colaboração, designadamente por parte dos partidos cujos militantes, a par de muitos homens e mulheres sem partido, se empenharam na Resistência e na luta pela Democracia.