A proposta apresentada pela CML não tem em consideração os problemas que hoje se colocam e afectam de modo determinante as condições de mobilidade.
O que é necessário garantir e que esta Visão Estratégica não inclui:
1 – Uma estreita articulação entre os municípios da Área Metropolitana, estudando e implementado soluções de âmbito metropolitano
que resolvam a montante os problemas do tráfego que entra na cidade;
2 – Um forte envolvimento do Governo que gere e determina as condições de exploração e operação de operadores de transportes determinantes, tais como os da CP, do Metro, da Transtejo e Soflusa;
- 3 – A tomada de medidas que possibilitem o retorno a Lisboa de muitos milhares de pessoas que foram expulsas da sua cidade, resultante de políticas erradas de habitação e desenvolvimento urbano;
- 4 – A criação de equipamentos sociais, tais como creches e escolas do primeiro ciclo que possibilitem as vagas suficientes para os filhos de moradores e trabalhadores, sem obrigar as famílias a pesadas deslocações pendulares;
- 5 – A existência de estacionamento limítrofe da cidade que possibilite, em articulação com os meios de transportes públicos pesados, a acessibilidade à cidade e aos seus serviços;
- 6 – O financiamento à redução tarifária do transporte público, hoje em vigor, criando as condições necessárias à sua futura gratuitidade.