cml reuniaoMetro 26jan2017

Vereadores do PCP com os trabalhadores do Metro

cml reuniaoMetro 26jan2017No âmbito da campanha do PCP “Transportes Públicos: um direito, um serviço público, uma necessidade” realizou-se na passada quinta-feira, dia 26, uma reunião entre as organizações representativas dos Trabalhadores do Metro de Lisboa e os Vereadores João Ferreira, também candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Lisboa nas eleições de 2017, e Carlos Moura.

Estiveram presentes membros da Comissão de Trabalhadores e de vários sindicatos (STRUP, SINDEM, STTM, SERS, SENSIQ). Na reunião, os trabalhadores confirmaram que persistem vários problemas na empresa – a falta de material para reparação das 23 carruagens, a falta de trabalhadores (o governo está a levar a cabo a contratação de 30 trabalhadores quando nos últimos anos saíram mais de 800), a falta de segurança nas operações, os desequilíbrios decorrentes das junção de 4 empresas, ao nível da transferência de trabalhadores entre estas, a falta de financiamento, entre vários outros.

Os trabalhadores que entram ao serviço em horário em que não existe transporte público têm de parquear as suas viaturas, o que é muito complicado. Foi ainda afirmado que os carros de piquete do Metro que se deslocam para fazer quaisquer intervenções, não conseguem estacionar junto das estações por não ser permitido o estacionamento o que dificulta e atrasa a resolução da avaria.

No final, João Ferreira agradeceu toda a informação recebida e informou que os vereadores do PCP irão levantar os problemas nos órgãos respectivos, sublinhando que, como no passado, foi a luta dos trabalhadores que contribuiu para a alteração política no país, também a continuação da luta pelos seus direitos e por uma melhor

gestão será um importante contributo para a alteração política na cidade de Lisboa.