A Escola Básica Vale de Alcântara, do agrupamento de Escolas Manuel da Maia, foi desactivada por motivos de segurança em Março de 2019, tendo os alunos sido deslocalizados para a Escola Básica Manuel da Maia.
Esta situação implicou um acréscimo de encargos para aquele agrupamento de escolas, tornando-se necessário a transferência de verbas correspondentes ao aumento dos custos suportados pelo Agrupamento (exemplo água/electricidade).
Os vereadores do PCP já tinham questionado a necessidade de serem transferidas verbas para o Agrupamento de Escolas Manuel da Maia, tendo em conta o encerramento da Escola Básica Vale de Alcântara, e consequentemente, a transferência dos alunos para a escola sede do Agrupamento. Perante a ausência de resposta, os eleitos do PCP avançaram com uma proposta para garantir que o Agrupamento de Escolas Manuel da Maia fosse ressarcido desses valores.
A proposta foi reprovada com os votos contra do BE e do PS alegando que a CML continua a fazer as transferências que sempre tem feito para este agrupamento. O que é certo é que as condições se alteraram com a deslocalização das crianças que vieram da EB Vale de Alcântara, representando um aumento nos custos de funcionamento desta escola.