cml painelquerubimlapa

PCP denuncia: CML vendeu Painel do Querubim Lapa à CUF

cml painelquerubimlapaNo passado dia 19 de Janeiro de 2017, os vereadores do PCP presentes na reunião privada da Câmara Municipal de Lisboa (CML) questionaram o executivo sobre o Painel do Querubim Lapa, localizado no muro do terreno do triângulo de Alcântara que a CML alienou.

 

O PCP por várias vezes questionou sobre a sua preservação pela CML e sobre a continuidade da obra no domínio da fruição pública, mas neste momento veio a público que a sua propriedade passou a ser da CUF quando ocorreu a venda do terreno.

 

Os vereadores comunistas referiram também que, em visita ao posto de limpeza da freguesia da Misericórdia, constataram que, contrariamente ao que foi votado na CML, os trabalhadores transferidos para a Junta não conseguem gozar as folgas passadas a que tinham direito. A CML tem responsabilidades porque essas folgas correspondem a um período em que os trabalhadores ainda se encontravam ao serviço da CML.

Solicitaram ainda o ponto de situação em relação ao terreno alternativo para as hortas de Carnide que se localizam no terreno da Nova Feira Popular, assim como para as hortas de Telheiras. Por último, questionaram o executivo sobre o que tenciona a CML fazer em relação à descontaminação dos solos, concretamente no local de expansão do Hospital da CUF no Parque das Nações. Há queixas dos moradores relativamente aos maus cheiros e realmente existe risco de saúde pública enquanto a obra decorrer e até após a obra, se não forem tomadas as devidas precauções.

 

Na sessão da Assembleia Municipal de Lisboa, no passado dia 17 de Janeiro de 2017, o Grupo Municipal do PCP apresentou uma moção subordinada ao tema “São precisas medidas imediatas para dar resposta aos graves problemas do SNS”, onde estão expostas as preocupações e as dificuldades sentidas diariamente sentidas pelos utentes do SNS e pelos profissionais da saúde.

 

Alertou para a realidade escondida da privatização da saúde por via das PPP, realidade essa que os utentes sentem na sua vida e na sua saúde. É em nome dessas vidas e dessa saúde que se deve recusar o modelo das PPP e se deve exigir a sua reversão, por muito que isso custe aos grupos económicos e financeiros que acumulam milhões de lucros à custa da doença dos portugueses.

Ainda nesta sessão, o Grupo Municipal do PCP apresentou um voto de pesar pelo falecimento do camarada António Tereso, que esteve nas prisões fascistas, sofreu na pele as torturas da PIDE e que sempre lutou pelo socialismo e pelo comunismo.