JoseSaramago1

João Ferreira. Maior cooperação entre a CML e a Fundação José Saramago para o centenário do escritor

 

JoseSaramago1O vereador do PCP João Ferreira e a escritora e eleita da CDU Ana Margarida de Carvalho reuniram-se com os membros da direcção da Fundação José Saramago, Pilar del Rio, José Élio Sucena e Sérgio Machado Letria para discutirem formas de valorização do trabalho da Fundação e reforçar o apoio e cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa.

 

De salientar que este é um trabalho que tem

vindo a ser desenvolvido nos últimos anos pelos eleitos da CDU, tendo tido os vereadores do PCP um papel fundamental na atribuição do nome de José Saramago ao Largo que hoje tem o seu nome, e que se situa em frente à Fundação, homenageando desta forma o escritor.

A partir do mês de Novembro inicia-se um extenso calendário de iniciativas que assinalam os 100 anos de nascimento do único escritor de língua portuguesa agraciado com um Prémio Nobel.

 

José Saramago é um nome universal da literatura e o trabalho de divulgação da sua obra não se esgota em Lisboa. Foi vontade expressa do escritor que a instituição que leva o seu nome tivesse como objectivos a defesa dos Direitos Humanos e que desse uma particular atenção aos problemas do meio ambiente e do aquecimento global do planeta.

“Bem sei que, por si só, a Fundação José Saramago não poderá resolver nenhum destes problemas, mas deverá trabalhar como se para isso tivesse nascido. Como se vê, não vos peço muito, peço-vos tudo”, escreveu Saramago no documento que anuncia a Fundação.

 

Os presentes na reunião concordaram que a universalidade deste combate pressupõe uma valorização do trabalho da Fundação José Saramago, em Lisboa, e conseguir reforçar e regularizar os quadros de cooperação entre a instituição e a Câmara Municipal de Lisboa.