Os Vereadores do PCP apresentaram em reunião de Câmara uma proposta que prevê que o Município assuma, através de meios próprios, a gestão pública das cantinas escolares dos jardins-de-infância e escolas da rede pública da cidade de Lisboa.
A concessão das cantinas das escolas, dos vários níveis de ensino, a empresas privadas ocasionou, como é do conhecimento público, uma degradação da qualidade e da quantidade das refeições servidas nas escolas públicas.
As cantinas escolares são um factor importante na alimentação das crianças e dos jovens em idade escolar. A proposta do PCP defende a gestão pública do serviço de refeições nas cantinas escolares, em alternativa ao estabelecimento de novos contratos com empresas, assegurando um quadro de pessoal estável, com trabalhadores municipais, em todas as cantinas escolares sob responsabilidade do município, através da confeção local de refeições com qualidade e alto valor nutricional. Deste modo promove-se a saúde em meio escolar contribuindo para um crescimento saudável das crianças e dos jovens.
A proposta dos eleitos do PCP, chumbada com os votos contra do PSD, CDS e PS, foi apresentada em alternativa à proposta do PSD e CDS que aprovou a concessão a privados das cantinas escolares para os próximos 3 anos letivos, por um valor que ascende os 26 milhões de euros.